A Comissão Europeia (CE) anunciou a abertura de um concurso, dedicado apenas a empresas da área de medição de audiências para que estas apresentem propostas de realização de um trabalho sobre a medição das audiências de Internet. As propostas devem ser entregues até dia 3 de Dezembro e o concurso foi publicado no Jornal Oficial da Comunidade de dia 23 de Novembro.





Este projecto foi lançado no âmbito do programa eEurope 2002, desenvolvido pela CE em conjunto com a Presidência Portuguesa e celebrado em Junho do ano passado na Cimeira da Feira. O concurso agora anunciado integra-se nos objectivos do programa, que incluem uma Internet mais barata, mais rápida e segura, investir nas pessoas e nas competências, e estimular o uso da Net dentro de determinados prazos. Ao todo são 64 medidas que têm como objectivo acelerar o desenvolvimento da Sociedade da Informação no continente europeu.




Para monitorizar a evolução deste projecto a Comissão, numa estratégia de cooperação com a Assembleia, concordou com a execução de uma lista de indicadores para padronizar a eEurope. A medição destes indicadores deverá abranger os aspectos de frequência de utilização, dados sociais dos utilizadores, e qual o tipo de navegação para, pelo menos, 90 por cento da população europeia, e para os utilizadores da Net na União Europeia e se possível na Noruega, Islândia e Estados Unidos.



Notícias Relacionadas

2000-06-19 - eEuropa em discussão na Feira