Carlos Moedas anunciou esta manhã, durante o Web Summit, que a Comissão Europeia vai ter um fundo pan-europeu, na área do empreendedorismo. Este Fund of Funds será financiado em 25% por dinheiros públicos, sendo o restante capital privado.

A intenção é que este “fundo de fundos” ajude depois a escalar fundos de venture capital na Europa, que sirvam para financiar a criação de novas empresas, mas principalmente o seu crescimento e permanência no Velho Continente, explicou o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação.

O primeiro passo, e o mais complicado, segundo Carlos Moedas, no lançamento do Fund of Funds será encontrar o “gestor” deste programa, processo que se iniciou hoje com a abertura oficial das calls.

Caberá a esta entidade “parceira”, depois de escolhida, recolher o capital privado destinado a financiar o fundo em 75% - que se juntam aos 25% públicos.

Nestas contas, está previsto que Bruxelas invista um máximo de 400 milhões de euros no total, cabendo ao gestor de fundos recolher pelo menos três vezes mais de capital privado, colocando o montante de venture capital a disponibilizar em cerca de 1,6 mil milhões de euros.

A call para o gestor de fundos está aberta até 31 de janeiro de 2017. Os interessados podem obter mais informação a partir do site www.eif.org.

Recordamos que pode acompanhar todo o Web Summit através do streaming no SAPO e ver ainda as fotografias captadas pela equipa do TeK, em reportagem “ao vivo”, a partir do Meo Arena e da Fil em Lisboa.

Conheça ainda, em pormenor, as 200 empresas portuguesas que estão representadas no Web Summit.