Kuo Zhang, presidente do gigante chinês do comércio eletrónico, foi um um dos primeiros grandes oradores a passarem pelo segundo dia da edição deste ano do Web Summit. O responsável veio apresentar uma novidade em primeira mão, que promete ajudar as pequenas e média empresas a tirarem partido do poder da inteligência artificial generativa para acelerarem os seus negócios. Como? Chegando mais facilmente e a mais fornecedores, tirando partido de informação validada para saberem que estão a fazer as melhores escolhas para as suas necessidades.
Discurso comercial à parte, Kuo Zhang, mostrou no palco principal da conferência uma das grandes apostas da plataforma de comércio eletrónico chinês nos últimos tempos em termos de desenvolvimentos baseados no seu próprio modelo de linguagem, para um dos segmentos onde a Alibaba mais tem apostado - o das PME.
O Accio é um motor de busca para PMEs, que permite interagir em linguagem natural e que complementa a capacidade de varrer a plataforma da Alibaba à procura de informação sobre os produtos e tendências que o cliente precisa, com recomendações de utilizadores reais e insights de especialistas da indústria. Para esse resultado, que o utilizador vai poder consultar em páginas ao estilo Wiki, são importantes outros aspetos como o contexto ou a zona geográfica onde vai ser aplicada a compra.
O Accio conta ainda com um agente que faz a interação com quem pesquisa a informação, ao estilo ChatGPT ou Copilot, e com a capacidade de ir ajustando os resultados que encontrar a diferentes variáveis, alterações, ou mesmo a requisitos mais específicos. Outros exemplos mostrados pelo responsável durante a apresentação foram a possibilidade de carregar listas de sourcing e esperar pelas melhores recomendações de fornecedores e produtos para satisfazer aqueles requisitos, ou a resposta à solicitação de um empreendedor que quer lançar um novo produto e começa uma pesquisa mais exploratória para chegar àquilo que quer.
“Acreditamos que a internet tem o poder de democratizar oportunidades e levá-las principalmente a PMEs” que têm tipicamente menos recursos que empresas de maior dimensão, sublinhou Kuo Zhang. Hoje, "na era da IA qualquer um pode ser um pro", graças à enorme quantidade que dados que a tecnologia coloca acessíveis a quem não tinha essa possibilidade, frisou também o responsável, garantindo que as funcionalidades agora mostradas são só o início de um novo leque de ofertas nesta área. “Não estamos a lançar apenas um produto, mas uma plataforma de produtos reais para apoiar empreendedores e potenciar negócios”.
Informação oficial sobre o novo Accio indica que o motor de pesquisa vai começar por estar disponível para ajudar PMEs a encontrarem novos fornecedores na Europa e no continente americano. Os primeiros dados mostram um aumento de 40% na intenção de compra das empresas que usam a nova ferramenta, vs aquelas que usam motores de busca tradicionais. O Accio está disponível em português, inglês, alemão, francês e espanhol e agrega dados dos 50 milhões de PMEs que vendem na plataforma da Alibaba e de mil milhões de produtos de indústrias em 100 mercados.
O SAPO TEK vai estar a acompanhar o Web Summit e pode seguir todas as notícias no dossier especial Web Summit 2024 e partilhar também as suas impressões ou novidades com a redação através do email geral@tek.sapo.pt. O SAPO é media partner e pode ver também aqui as transmissões do palco principal, em streaming.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários