Criado em Julho de 2005 o Observatório de Tarifários da Anacom registou no ano passado 43,2 mil acessos e 57,1 mil operações de simulação de preços. Este comparador é uma iniciativa do regulador, em colaboração com os três operadores móveis e tem como objectivo ajudar os clientes móveis a definir o plano tarifário que melhor se adapta ao seu perfil de consumo.



De acordo com os números da Anacom, o comparador de preços recebeu em média 3.600 acessos e 4.760 simulações mensais ao longo do último ano. Desde que existe esta funcionalidade já foi usada para fazer 129,2 mil comparações de preços e acedida um total de 75,3 mil acessos.
O Observatório de Tarifários reúne um conjunto de funcionalidades que passam pela verificação do consumo mensal, comparação de chamadas ou mensagens, chamada ou mensagem virtual e consulta de tarifários.



As consultas de tarifários e as comparações de preços de chamadas ou mensagens foram ao longo do ano as opções mais utilizadas pelos consumidores: 73 mil e 37,3 mil vezes, respectivamente. No caso das consultas de tarifários estas concentram 56,5 por cento das operações realizadas no Observatório.



A larga oferta tarifária no segmento móvel motivou a criação desta funcionalidade. Antes disso, regulador sectorial e Autoridade da Concorrência concluíram que os preços das comunicações móveis eram apresentados ao cliente de forma complexa e pouco transparente. Uma recomendação da AdC pedia mesmo medidas para clarificar a situação, numa altura que a própria Comissão Europeia reflectia sobre o assunto, sobretudo no que se relacionava com as chamadas em roaming.



Notícias Relacionadas:

2006-06-22 - Operadores móveis disponibilizam simuladores de preço em todos os pontos de venda

2005-08-05 - Observatório de Tarifários regista mais de 20 mil acessos numa semana