Qual o verdadeiro impacto do COVID-19 nos hábitos de consumo dos portugueses, na economia e na sociedade em geral nos últimos meses? Para responder à questão a SIBS acaba de divulgar informação sobre o assunto e um dos resultados mostra que o pagamento através do MB WAY nas lojas entre julho e outubro aumentou cerca de 350%. Destaque também para a crescente aposta de compras online em sites portugueses.

Os dados do SIBS Analytics têm demonstrado um aumento da utilização do MB WAY muito significativo ao longo do ano e quando se compara também a utilização do serviço entre julho e outubro deste ano e do ano passado o aumento é evidente: 300%. Nas compras online, os portugueses também apostaram mais na app, que registou um crescimento de 260% em novembro, em comparação com o mesmo período do ano passado, e 61 pontos percentuais face ao mês passado de outubro.

Outro indicador relevante diz respeito ao aumento, no último ano, do número de compras online em sites de comerciantes portugueses. A variação foi mais positiva do que a registada nos sites de comerciantes estrangeiros. Só neste mês de novembro, as compras online em comerciantes nacionais cresceram 83% face ao período homólogo, enquanto o aumento das compras nos comerciantes estrangeiros ficou nos 19%.

Black Friday foi o segundo dia com o maior número de transações de sempre. E há um recorde
Black Friday foi o segundo dia com o maior número de transações de sempre. E há um recorde
Ver artigo

"Estes dados refletem o esforço e a transformação digital de muitas empresas nacionais que souberam tirar partido da tecnologia e passar da sua estrutura física para uma estrutura online, adaptando-se à nova realidade, às novas necessidades e de acordo com as significativas alterações nos hábitos de consumo dos portugueses", comenta a SIBS em comunicado.

De forma generalizada, o mês de novembro voltou a registar uma quebra acentuada de 13% nas compras físicas na Rede MULTIBANCO face ao mês de novembro de 2019, depois de uma ligeira recuperação nos meses de verão e até outubro último. Já no que se refere às compras online, para o mesmo período, verifica-se em comparação com o ano passado um crescimento de 39%, em linha com a tendência verificada ao longo do ano.

O valor médio das compras registado em novembro foi de 37,3 euros em loja, uma diferença mínima em relação aos 38 euros no online, com uma variação positiva de valor face ao mês de outubro de 3% e 16%, respetivamente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.