O número de visitantes aos sites de música online tem vindo a diminuir drasticamente desde Julho, altura em que o famoso Napster deixou de funcionar por ordem judicial. Ainda em Fevereiro deste ano 12 sites com este serviço conseguiam alcançar uma percentagem de 16 por cento de visitantes europeus, já em Agosto a percentagem tinha descido para apenas 8 por cento de audiência a 17 sites do género.



Segundo um estudo realizado pela Jupiter Media Metrix o número de europeus a trocar ficheiros de música desceu para metade. De 8 milhões em Fevereiro, passaram para 4,6 milhões em Agosto, isto após o Napster ter sido encerrado em Julho último devido a um processo judical por violação dos direitos de autor.



O Napster está agora a desenvolver um formato MP3 proprietário mais seguro, denominado ".nap". No entanto, existem ainda algumas pessoas a utilizar o software do Napster para entrar em outros sites alternativos, ou para ouvir música previamente gravada.



As percentagens alcançadas pelos sites de música digital alternativos ao Napster são bem representativas da preferência dos utilizadores por este serviço. Ou seja, o MP3.com teve 1,5 por cento, o NetBroadcaster alcançou 1,7 por cento, o site MusicCity's Morpheus 2,2 por cento e o Audiogalaxy cerca de 3 por cento. Note-se que a percentagem mais baixa de visitantes que o Napster alcançou foi de 4,7 por cento.



Notícias Relacionadas:

2001-10-30 - Napster volta a estar online em 2002

2001-07-17 - Napster anuncia que vai abandonar o formato MP3

2001-07-12 - Napster fica offline até serviço estar a 100%