A indústria de jogos vídeo está a caminho de atingir um nível recorde de vendas anuais em 2002, prevendo-se que o montante das vendas ascenda aos 31 mil milhões de dólares (31,94 mil milhões de euros), o que representará um crescimento de 12 por cento em relação a 2001. Estas estimativas foram apuradas pelo Informa Media Group, citado pela agência Reuters.

A empresa britânica de estudos de mercado refere que este crescimento exponencial resulta em parte da enorme popularidade das novas consolas de jogos vídeo de 128 bits, como a Xbox da Microsoft, a PlayStation2 da Sony e a GameCube da Nintendo.

O forte nível de concorrência levou as três fabricantes de consolas a iniciarem uma agressiva guerra de preços nos Estados Unidos, Ásia e Europa. As vendas conjuntas de consolas e de hardware irão contar com 22 mil milhões de dólares (22,66 mil milhões de euros), ou quase 70 por cento do mercado em 2002.

Na década de 90, as vendas de jogos vídeo subiram a pique, o que fez com que despontasse um mercado que agora concorre com a indústria cinematográfica e discográfica pelo primeiro lugar na lista das actividades de entertenimentos mais populares durante os tempos livres.

Até ao final do ano, as três fabricantes deverão ter vendido cumulativamente 70,4 milhões de consolas de 128 bits. A Sony irá representar 69 por cento desse número, o que significará vendas de 48,4 millhões de unidades PlayStation2 vendidas.

Prevê-se que a Nintendo venda 15,1 milhões de GameCubes, estimando-se que a Microsoft comercialize 6,9 milhões de consolas Xbox, de acordo com o estudo da firma inglesa. A GameCube e a Xbox foram lançadas nos Estados Unidos e no Japão no ano passado, um ano após a Sony ter iniciado a comercialização da sua PlayStation2.

"O lançamento esperado de novas consolas em 2005 e 2006 e o resultante crescimento das vendas de software irá manter o mercado em crescimento", concluem os autores do estudo. "Prevê-se que o mercado global atinga um novo cume em 2008, com receitas no valor de 40 mil milhões de dólares (41,21 mil milhões de euros)."

Em comparação, as vendas de jogos para PCs e computadores de bolsos bem como de hardware de entretenimento estão a revelar sinais de fraqueza. Em simultâneo, estima-se que as vendas nas tecnologias emergentes como os jogos online, para telemóveis ou televisão interactiva, dupliquem este ano para 873 milhões de dólares (cerca de 900 milhões de euros), de acordo com o Informa Media Group. O grupo prevê que as vendas de jogos nestes novos suportes aumentem 54 por cento até 2010.

Notícias Relacionadas:
2002-02-11 - Venda de consolas e jogos registam valores recorde em 2001 nos EUA

2001-12-06 - Microsoft e Nintendo disputam liderança de vendas de consolas

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.