O preço dos serviços de navegação automóvel é ainda um dos entraves a uma maior adopção desta tecnologia, indica um estudo da Frost & Sullivan. Segundo a consultora, os consumidores estão interessados em soluções de baixo custo.

Um estudo sobre este mercado revela que mais de 60% dos consumidores europeus têm “extremo interesse” em serviços de localização de veículos, identificação de carros roubados ou informação de trânsito, mas os custos são ainda elevados para o que estão dispostos a pagar.

A Frost & Sullivan admite porém que os fabricantes podem ainda tornar este mercado numa fonte de receitas interessante se adoptarem a estratégia certa e apontam como exemplo a utilizada pela TomTom com o serviço de trânsito HD, que vai ser introduzido em Portugal com a Vodafone.

A integração nos automóveis é outra das áreas que podes assistir a um grande desenvolvimento dentro de um novo modelo de negócio como o adoptado pela Renault em parceria com a TomTom. A fabricante automóvel lançou recentemente o TomTom Carminat, com um preço abaixo dos 500 euros.

Recorde-se que os números indicam que 80% dos consumidores estão disponíveis para comprar um sistema GPS portátil mas que só 10% considera a compra de um sistema integrado nos carros.