Depois de já ter ditado o cancelamento da edição deste ano do Mobile World Congress deste ano, o Coronavírus é novamente responsável por outra "baixa". Desta vez, o Facebook já não vai realizar o Global Marketing Summit 2020 no próximo mês de março, em São Francisco, devido aos riscos para a saúde que o vírus poderá ter e que tem provocado cada vez mais mortes.

É neste evento, organizado todos os anos pela equipa de marketing do Facebook, e que contaria com cerca de quatro mil pessoas, que a rede social dá a conhecer os seus principais produtos, as últimas tendências do mercado e novas oportunidades de crescimento. Mas, tal como a Reuters anunciou no fim-de-semana, a rede social decidiu mudar de ideias quanto à sua realização, marcada para 9-12 de março. "Cancelámos a nossa conferência de marketing global devido ao aumento dos riscos para a saúde pública do coronavírus", garantiu o Facebook citado pela agência.

O vírus, cujo surto teve início em 2019 na província de Hubei, também está a ter impactos na cadeia de fornecedores da empresa para o hardware de realidade virtual (RV), que depende muito do continente asiático. Citado pelo Bussiness Insider, um porta-voz da rede social garantiu que o Oculus Quest, o seu mais recente headset de RV "está a esgotar-se em algumas regiões devido à elevada procura".

É oficial: MWC 2020 não se realiza devido à ameaça do Coronavírus
É oficial: MWC 2020 não se realiza devido à ameaça do Coronavírus
Ver artigo

O representante da empresa de Mark Zuckerberg não nega, por isso, o impacto adicional na produção de hardware devido ao coronavírus. Mas há também a garantia de que o Facebook está a tomar "as preocupações para garantir a segurança dos colaboradores, parceiros e clientes".

De acordo com a Lusa, a Comissão de Saúde da China disse que o número de infetados pelo Covid-19 ascendeu a 70.548. Entre os novos casos, 1.933 são da província de Hubei, centro do surto.

Depois de já estar a ditar vários cancelamentos de eventos em todo o mundo, a semana passada, e depois de várias desistências de empresas como a LG, o Facebook e a Nokia, o Coronavírus levou a organização do encontro de tecnologia a cancelar a edição de 2020 do MWC. Na altura, o CEO da organização, John Hoffman, afirmou que o surto impossibilitou a realização do evento e que o cancelamento foi a opção mais segura.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos