A consultora Beta-i realizou um inquérito a empresas e startups sobre os desafios de 2020 e a evolução do mercado de inovação em Portugal nos últimos 12 meses. Mais de 70% dos inqueridos revelaram que o número de projetos aumentou, assim como o envolvimento de diferentes players, quando comparado com o período pré-pandemia. Apesar do aumento expectável pela consultora, devido à necessidade de dar resposta ao cenário pandémico, este ano de 2021 será crucial para confirmar a tendência, diz a Beta-i.

O estudo revela que depois de um ano de desenvolvimento de negócio, durante a pandemia, as empresas, startups, investidores e centros de investigação em Portugal concluem que há uma necessidade de colaboração entre os stakeholders do ecossistema, de forma a ultrapassaram os desafios de inovação e transformação digital.

Em termos concretos, 71% dos inqueridos afirmam que o número de projetos de inovação aumentou, entre março de 2020 e março de 2021. Simultaneamente, diz que mais de 50% das entidades aumentou o seu número de parceiros de inovação, trabalhando para ultrapassar os desafios da pandemia. E 47% prefere encontrar parceiros locais do que no estrangeiro.

No entanto, estes valores refletem aquilo que é entendido como o contexto extraordinário ditado pela pandemia. “Os resultados refletem um cenário muito concreto e expectável de movimentação ao nível do digital, o que não representa necessariamente uma maior geração de receita”, destaca Alisson Ávila, cofundador da Beta-i. Por isso, será agora necessário atravessar 2021, que a consultora espera como mais desafiante para os negócios no sector, para se confirmar se a tendência colaborativa na inovação se vai manter.

De considerar que 52% dos entrevistados mantêm um otimismo pessoal reservado, semelhante ao período pré-pandemia, numa postura cética ou pragmática, assente em temas para lá do contexto da pandemia. Exemplo disso, é a diversificação dos modelos de financiamento à inovação e a redução da burocracia e regras de compras públicas.

No entanto, os indicadores de 2021 até são bastante positivos: o número de projetos registados em março de 2021 foi de 22, um aumento em relação a março de 2020 que tinha 15. Também as receitas do primeiro trimestre de 2021 subiram 22% face ao mesmo período de 2020.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.