O KuantoKusta prevê que poderá haver uma rotura de stock em Portugal no que toca a produtos tecnológicos a partir de 8 de abril. A especialista em comparação de preços avança que a rotura será geral nos principais retalhistas e poderá afetar as provisões de equipamentos como computadores portáteis, consolas e eletrodomésticos.

De acordo com Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta, em comunicado à imprensa, a origem da rotura está no “cerco cada vez maior” que se verifica no mercado espanhol, uma das maiores fontes que alimenta o mercado nacional, devido à COVID-19. “Os serviços fecham, as fábricas fecham e os distribuidores estão sem produtos”, elucida o responsável.

COVID-19: Média das compras online sobe para 39,7 euros e ecommerce ganha mais peso
COVID-19: Média das compras online sobe para 39,7 euros e ecommerce ganha mais peso
Ver artigo

A empresa refere que as encomendas têm duplicado com o passar das semanas. O KuantoKusta afirma que da plataforma onde tem registados 2,2 milhões de produtos, 200 mil deixaram de estar disponíveis. A vasta maioria dos produtos em questão enquadra-se na categoria tecnológica. Além da quebra na tecnologia, o KuantoKusta prevê roturas em produtos para a casa, saúde e beleza com origem em mercados como a China e a Malásia.

O CEO do KuantoKusta indica que o paradigma de consumo nacional está a sofrer grandes alterações. Entre os produtos mais procurados pelos portugueses atualmente estão as passadeiras elétricas. Os equipamentos costumavam ocupar a 100ª posição do ranking da empresa, mas rapidamente passaram para o primeiro lugar. As impressoras multifunções e as bicicletas elétricas também passaram a ocupar posições no top 10 de mais procurados.

“Acreditamos que no espaço de um mês desaparecerão do mercado mais 440 mil produtos do nosso catálogo, pois não há mãos a medir e o mercado de e-commerce pode também estagnar”, explica Paulo Pimenta. Não obstante, a empresa sublinha que a parceria existente com mais de 800 lojas em Portugal vai permitir encontrar alternativas face a outras sem stock.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.