A Equinix publicou o seu estudo anual Global Interconnection Index, salientando a forma como as empresas se adaptaram à pandemia de COVID-19. O estudo revelou que a pandemia obrigou as economias a entrarem a fundo na era digital, levando as empresas líderes a acelerarem a sua estratégia de “digital-first”. Os dados dizem ainda que a implementação dos seus planos foi quatro vezes mais rápida do que no período anterior à COVID-19.

Houve assim uma redução substancial do tempo de implementação da sua infraestrutura digital, como visto em várias regiões, numa expansão para diversos pontos edge e integração de clouds múltiplas. Tarefas que antes demoravam dois anos a serem implementadas, foram concluídas em seis meses.

Ao depender do digital, as empresas também vão continuar a consumir mais largura de banda. O estudo prevê que a largura de banda de interconexão global, ou seja, a transferência de dados entre organizações possa superar os 21.485 Terabits por segundo (Tbps) ou 85 Zetabytes por ano, até 2024. Os valores representam uma taxa de crescimento anual composta a cinco anos de 44%. Na região EMEA deverá crescer 46% no mesmo período, contribuindo com o tráfego de 5,327 Tbps, o que representa 25% da largura de banda global.

Veja na galeria gráficos sobre a previsão de crescimento das infraestruturas por indústria

Os números do crescimento dizem-se alinhados com a crescente procura por infraestrutura digital pelas organizações, necessária para colocar mais negócios online, mas também para facilitar a integração eletrónica com parceiros e cadeias de fornecedores. E ao mesmo tempo, albergar mais pessoas em ambientes de trabalho híbridos e dispersos.

Outras conclusões do estudo é que quase 30% das infraestruturas corporativas foram transferidas para o edge. Os fornecedores dos serviços estão a duplicar a rapidez de ampliação da sua infraestrutura edge, para conseguirem suportar o respetivo crescimento e procura das empresas. É ainda referido que as empresas multiplicaram por 10 o número de parceiros interconectados, facilitando a onda de transformação digital e ter acesso aos melhores serviços dos parceiros e fornecedores. Esta tendência aconteceu em 12 sectores de atividade e em três regiões diferentes, seja em empresas tradicionais, nascida na cloud, serviços ou provedores de hiperescala.

O estudo prevê que o sector dos Serviços Financeiros seja líder na implementação de largura de banda de interconexão empresarial, com mais de 50%, seguindo-se a Produção Industrial. Por outro lado, os sectores Público, Saúde e Ciências da Vida, Serviços Industriais e Transporte são os que vão ver um maior crescimento na sua infraestrutura digital, contribuindo com um aumento de 48% CARG entre 2020 e 2024. E é interessante que os números indicam que as indústrias, que antes da pandemia estavam atrasadas na adoção da interconexão, passam a ser os líderes no crescimento.

Em conclusão, a Equinix diz que a aceleração digital imposta pela pandemia de COVID-19 obriga à expansão das infraestruturas que sustentam esses serviços para acompanhar o ritmo. E que as empresas mais ambiciosas estão a mover-se quatro vezes mais rápido do que antes da pandemia, no que diz respeito à implementação das suas infraestruturas digitais necessárias.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.