A Arrow Electronics anunciou a compra da espanhola Diasa Informatica, bem como a sua subsidiária portuguesa. A empresa, que integra o grupo Sánchez-Ramade, opera no segmento dos servidores, soluções de comunicações, armazenamento e programação.

Em Portugal, a Diasa Informática fez a sua entrada em 2007, com uma equipa de oito pessoas, começando com a distribuição de produtos da Sun e da Cisco. O TeK tentou obter um comentário de reacção à aquisição por parte da empresa, mas sem sucesso até ao momento.

Fundada em 1988, a Diasa em Espanha tem aproximadamente 140 funcionários que prestam serviço a 3.000 clientes, especialmente PMEs, mercado que representa 80 por cento do seu volume de negócios. Entre a carteira de clientes da empresa espanhola estão também multinacionais como a IBM, a Oracle e a Lenovo.

Os valores da compra agora anunciada não foram revelados, mas analistas do sector avaliam a Diasa Informática em mais de 100 milhões de euros. A empresa factura ao ano em redor de 200 milhões de euros.

Com a aquisição, a Arrow Electronics consegue expandir-se mais para o Sul da Europa, uma região onde ainda não mantinha presença.

Segundo Michael Long, chairman da Arrow Electronics, esta aquisição complementa o portfólio já existente de hardware e de armazenamento, estendendo também os serviços a fornecedores-chave na região, refere num comunicado de imprensa. A empresa norte-americana passa, assim, a estar presente em 26 países na Europa.