Michael Eisner, presidente e director executivo da Walt Disney, confirmou na
passada Quinta-feira, em carta enviada aos accionistas e à agência Reuters, que os
negócios baseados na Internet daquele
que terminará em 30 de Setembro de 2002, apesar dos planos de encerramento
de mais 50 lojas Disney (espaços físicos).
A carta aos accionistas que completava o relatório anual de 2001, para além
de separar a vertente electrónica e física dos negócios efectuava igualmente
o balanço do desempenho dos parques temáticos, do estúdio de cinema e das
cadeias de televisão ABC e
ESPN, dos quais a
Walt Disney é proprietária. Aquele relatório referia ainda que em toda a
organização já tinham sido encerradas 51 lojas não lucrativas, ao longo de
vários anos, planeando assim fechar mais 50 outros espaços
comerciais.
A recessão que se verificou no ano passado em todo o mundo atingiu
amplamente aquele grupo económico na redução do número de entradas
verificadas nos parques temáticos, nas taxas de audiências inerentes aos
meios de comunicação que detém, ressentindo-se consequentemente nos lucros
auferidos.
Durante 2001, a Disney suprimiu cerca de quatro mil empregos e iniciou um
novo programa de compras idealizado para poupar até 200 milhões de dólares
(223 mil euros ou 45 mil contos) anualmente, restringindo as operações na
Internet a iniciativas concretas, que aquele responsável considera serem
efectivamente lucrativas até 30 de Setembro de 2002.
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