Michael Eisner, presidente e director executivo da Walt Disney, confirmou na
passada Quinta-feira, em carta enviada aos accionistas e à agência Reuters, que os
negócios baseados na Internet daquele grupo económico teriam lucro até final do ano fiscal,
que terminará em 30 de Setembro de 2002, apesar dos planos de encerramento
de mais 50 lojas Disney (espaços físicos).


A carta aos accionistas que completava o relatório anual de 2001, para além
de separar a vertente electrónica e física dos negócios efectuava igualmente
o balanço do desempenho dos parques temáticos, do estúdio de cinema e das
cadeias de televisão ABC e
ESPN, dos quais a
Walt Disney é proprietária. Aquele relatório referia ainda que em toda a
organização já tinham sido encerradas 51 lojas não lucrativas, ao longo de
vários anos, planeando assim fechar mais 50 outros espaços
comerciais.


A recessão que se verificou no ano passado em todo o mundo atingiu
amplamente aquele grupo económico na redução do número de entradas
verificadas nos parques temáticos, nas taxas de audiências inerentes aos
meios de comunicação que detém, ressentindo-se consequentemente nos lucros
auferidos.


Durante 2001, a Disney suprimiu cerca de quatro mil empregos e iniciou um
novo programa de compras idealizado para poupar até 200 milhões de dólares
(223 mil euros ou 45 mil contos) anualmente, restringindo as operações na
Internet a iniciativas concretas, que aquele responsável considera serem
efectivamente lucrativas até 30 de Setembro de 2002.

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