O Walt Disney Internet
Group
, uma divisão da gigante norte-americana do entretenimento Disney,
assinou recentemente acordos com duas operadoras europeias de
telecomunicações móveis, a francesa Bouygues Telecom e a italiana TIM (Telecom Italia Mobile), com vista à distribuição de um
vasto leque de conteúdos, como melodias de toque, logos, protectores de ecrã,
wallpapers, mensagens com imagens e jogos baseados na linha de personagens da
empresa. Ainda esta semana havia sido anunciado um acordo semelhante com a portuguesa PTM.com para a disponibilização de conteúdos para o portal SAPO mobile.

Na Itália, o serviço móvel da Disney irá estar disponível através dos portais
WAP (Wireless Application Protocol) e Web i-tim, tirando partido de
funcionalidades como MMS (Multimedia Messaging Service) e de
aplicações combinando vídeo, música e mensagens personalizadas. A TIM afirma
possuir cerca de 24 milhões de clientes só naquele país e 36,4 milhões em
todo o mundo.

Um acordo semelhante estabelecido com a Bouygues Telecom irá disponibilizar
conteúdos para os clientes franceses do serviço de Internet móvel i-mode da
próxima geração da operadora, que foi inicialmente desenvolvido pela japonesa
NTT DoCoMo e que
actualmente está a ser implantado um pouco por todo o mundo. Criada em 1994, a
Bouygues fornece serviços em 160 países espalhados por todo o mundo, tendo
lançado o seu serviço de i-mode no mês passado.

Inicialmente, o serviço Disney Mobile irá oferecer melodias de toque e
gráficos, estando os serviços disponíveis através de uma subscrição mensal e
acessíveis em terminais i-mode. Estão actualmente a ser desenvolvidas
aplicações adicionais pela Disney. Estes acordos agora anunciados fazem parte
da estratégia de expansão continuada do conglomerado norte-americano nas
comunicações sem fios, privilegiando as regiões da Ásia-Pacífico e da Europa.

A primeira parceria estabelecida pelo Walt Disney Internet Group foi com a
DoCoMo, no Japão, em 2000, possuindo actualmente a unidade de Internet da
Disney cerca de 3,1 milhões de assinantes nesse país. O vasto leque de sites
da Web detidos pela Disney incluí o site de desporto da televisão ESPN, o site de notícias da
estação televisiva ABC, bem
como as suas ofertas de entretenimento.

Ultimamente, o Internet Group da empresa norte-americana tem vindo a seguir
uma estratégia concertada de ataque no mercado das telecomunicações sem fios,
tendo já assinado acordos para fornecer conteúdos desportivos, informativos e
de entretenimento com uma série de operadoras móveis, incluindo a Hutchison Communications, a Sprint, a AT&T Wireless, a Verizon Wireless e a
T-Mobile.

Notícias Relacionadas:
2002-12-18 - Conteúdos Disney no SAPO Mobile
2000-10-25 - Disney
no SAPO

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.