A iniciativa dá acesso à participação num programa com duração de quatro meses que coloca as empresas selecionadas em contacto semanal com potenciais investidores, para além de permitir um conjunto de ações que preparam os participantes para captar a atenção de possíveis investidores e implementar as estratégias de mercado mais adequadas.



O programa irlandês chama-se Propeller e é conduzido pela Ryan Academy, uma estrutura que é propriedade da família Ryan, que também detém a companhia aérea Ryanair. Todas as empresas selecionadas garantem à partida investimento da academia. No caso da Limetr.ee o valor angariado com a participação é de 30 mil euros.



No entanto, o valor procurado pela empresa para levar a cabo o processo de internacionalização - que já começou - e continuar a enriquecer a plataforma situa-se entre os 500 mil e o milhão de euros, como explicou ao TeK Pedro Veloso, um dos fundadores do projeto.



Participam nesta edição 2013 do Propeller sete equipas, mais uma que nas duas edições anteriores. Pela primeira vez na história da iniciativa, este ano integram o programa duas empresas não irlandesas. A Limetr.ee é uma delas.



A empresa portuguesa desenvolveu uma plataforma web que permite aos pais registarem as memórias multimédia dos filhos enquanto vão crescendo de forma diferente, ao estilo árvore da vida.



Desde que o serviço ficou disponível, a equipa da Limetr.ee tem trabalhado na melhoria das funcionalidades básicas, em novas funcionalidades, numa app para iOS (que já incorpora 100% das funcionalidades disponíveis na plataforma web) e em versões do site para português do Brasil e inglês.



Está também em marcha a tradução do site para castelhano, que ficará pronta até final do ano e que será importante na concretização de um dos principais objetivos de expansão da empresa: a América Latina. Até lá, o Brasil tem sido uma das apostas centrais da empresa e um dos mercados onde o número de utilizadores da plataforma mais tem crescido.



A Limetr.ee conta já com 10 mil utilizadores, originários de 60 países. Esta semana a empresa lança uma segunda versão da plataforma web.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.