A Uber já não tinha uma frota exclusivamente composta por automóveis, no entanto, a empresa decidiu expandir os seus serviços às trotinetes. Nesta última semana, a gigante norte-americana fez chegar às ruas de Santa Monica, na Califórnia, um conjunto de bicicletas e trotinetes elétricas, que podem ser facilmente alugadas pelos utilizadores através da app.

"À medida que trabalhamos para que o smartphone possa substituir as viaturas próprias, pensamos em todas as vezes em que um condutor pode simplesmente entrar no carro e partir, e nas opções alternativas, mas igualmente convenientes, que podemos oferecer para o levar até ao destino", escreveu, no blog da empresa, Rhea Dookeran, gestora de produto do novo departamento de trotinetes da Uber.

As novas bicicletas e trotinetes da Uber estão na rua com o selo da Jump. A marca foi adquirida pela Uber em abril deste ano e está a gerir o novo programa de aluguer da empresa. Todas as unidades pertencentes a este serviço são vermelhas e pretas e têm um logótipo da Jump e tons de branco.

tek Uber

Apesar de estar apenas disponível na Califórnia, a Uber tem planos para alargar o serviço ao longo dos próximos meses. No entanto, a empresa tem já a concorrência da Lyft, que também decidiu apostar no sector, graças à crescente popularidade dos transportes alternativos.

Com a chegada destas "scooters", a Uber oferece também um meio de transporte barato e ágil, que permite fugir ao trânsito nas cidades mais amigas dos pedestres. De acordo com a tabela de preços, alugar uma trotinete ou bicicleta custa apenas 1 dólar. Depois dos primeiros cinco minutos de utilização, a empresa cobra 15 cêntimos por cada minuto seguinte.

"Ir de A a B pode significar muitas coisas diferentes para os utilizadores mais citadinos. Mas para as viagens mais pequenas, queremos facilitar o trajeto e torná-lo mais divertido", escreveu Dookeran.

tek jump trotinete

Quanto a estes novos meios de transporte, os planos da Uber abrangem também a cobertura dos serviços prestados por outras empresas, como é o caso da Lime. A startup norte-americana, que já chegou a Portugal, fornece um serviço de aluguer de trotinetes, que poderá passar a estar disponível na plataforma da Uber. Em julho, a empresa recebeu 335 milhões de dólares em financiamento por parte da gigante, e a Uber revelou que vai integrar os seus serviços na sua app antes do final do ano.