O Ziphius, drone aquático da empresa portuguesa Azorean e que está em campanha no Kickstarter, ganhou uma nova versão que pretende estimular a criatividade dos utilizadores. A ideia passa por vender os principais componentes do veículo que podem depois ser montados em casa pelos apoiantes do projeto e adaptados a outros estilos de drones.

A Azorean, uma spin-off da YDreams, acrescentou um novo modelo de apoio ao projeto na plataforma de financiamento colaborativo. Quem contribuir com 99 dólares recebe um Ziphius DIY, uma edição do it yourself que pode ser usada da forma como os utilizadores acharem mais interessante.

O pacote inclui um sensor fotográfico com capacidade de gravação em Full HD acoplado a um motor que permite uma rotação de 160 graus, um módulo Raspberry Pi sem entradas multimédia, um microcontrolador ATMEGA, um módulo Wi-Fi, um cartão microSD de 16GB, alguns LED e dois controladores de velocidade.

Para dar o exemplo a Azorean criou um Ziphius que em vez de ser um drone aquático tornou-se num drone terrestre. As possibilidades, essas, ficam a cargo da imaginação dos apoiantes do projeto que contribuírem para a edição DIY.

[caption]Ziphius terra[/caption]

À hora de publicação deste artigo a campanha do Ziphius no Kickstarter contabilizava 267 apoiantes que contribuíram com mais de 57 mil dólares. O objetivo da empresa nacional é chegar aos 125 mil, faltando 14 dias para que a campanha termine.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico