Chegou ao fim o concurso de startups da quinta edição do Webit Congress, feira internacional de tecnologia que vai decorrer na Turquia em novembro. Entre os vencedores estão duas startups portuguesas: a rede social TYMR e os sistemas inteligentes da IS2you.

A Tymr conseguiu angariar 1318 votos e a IS2you recebeu 1236. No total votaram mais de 26 mil pessoas e eram 200 as empresas que estavam a concurso. Portugal é de resto o único país que consegue colocar mais que uma empresa entre os dez finalistas eleitos pelo público.

O Webit Congress é um evento que tem ganhado relevo no panorama internacional e para as empresas portuguesas é de grande importância conseguir marcar presença num congresso com mais de oito mil participantes. Os dez finalistas ganharam direito a fazerem uma sessão no palco principal onde vão apresentar a ideia de negócio que estão a desenvolver.

No caso da TYMR trata-se de uma rede social destinada a eventos. Já com 60% dos utilizadores registados a partir do estrangeiro, o diretor executivo Francisco Costa revelou ao TeK a importância da ida à Turquia para conquistar também o mercado asiático.

Encontrar parceiros de investimento ou comerciais é o grande objetivo da IS2you, spin-off da Universidade da Beira Interior que criou um sistema inteligente que é aplicado a um carro de compras. O wi-GO, projeto concebido por Luís de Matos, segue os utilizadores com dificuldades - idosos, pessoas com deficiências ou condições físicas alteradas como a gravidez - para facilitar no processo das compras de supermercado. "A integração social à procura da internacionalização", como o TeK também já tinha adiantado.

O Webit Congress realiza-se entre os dias 6 e 7 de novembro.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico