A eBay anunciou que vai despedir 10 por cento da sua força de trabalho. A empresa de leilões na Internet continua a produzir lucro, mas garante precisar de uma reorganização que lhe dê capacidade para atrair novos utilizadores.

Os 1600 trabalhadores que a empresa pretende dispensar são na maioria trabalhadores fixos, que prestam os seus serviços à empresa a tempo inteiro. Os restantes 600 são temporários ou que prestam serviços em part-time, com quem a empresa não pretende renovar relações laborais.

Na declaração em que assume o plano de despedimentos, a eBay não detalha em que áreas serão feitos esses cortes. Revela apenas que a medida permitirá poupar por ano 150 milhões de dólares. Em compensação, levará a empresa a desembolsar entre 70 a 80 milhões de dólares em rescisões, com reflexo sobretudo na actividade do quarto trimestre.

Recorde-se que já este ano a eBay tinha anunciado o despedimento de 125 pessoas, entre as operações europeia e americana.

No mesmo dia em que confirma as más notícias para os trabalhadores a eBay também anunciou a compra de uma empresa de pagamentos online, a Bill Me Later, por 820 milhões de dólares.