A eBay vai desembolsar 168 milhões de euros para adquirir a Zong, uma empresa que fornece soluções de pagamento via telemóvel. O negócio vai permitir à empresa que detém o site de leilões com o mesmo nome oferecer uma alternativa aos mecanismos tradicionais de pagamento do Paypal.


Face ao PayPal, que soma mais de 100 milhões de utilizadores, a tecnologia da Zong vai permitir fazer pagamentos directamente a partir da conta de telemóvel do utilizador dispensando, por exemplo, o fornecimento de dados do cartão de crédito.


A Zong trabalha com 250 operadores móveis em mais de 45 países, de acordo com informação disponibilizada pela empresa. A sua tecnologia permite pagar através do sistema de facturação dos operadores, facilitando assim a vida a quem está a fazer uma compra através do smartphone ou do tablet PC. A Zong encarrega-se da autenticação do utilizador na conta da operadora e encaminha a compra para a factura do cliente.


"O comércio está a mudar. Com os telemóveis andamos por aí com um centro comercial no bolso", diz Scott Thompson, presidente da PayPal. "Acreditamos que a Zong vem potenciar este valor e ajudar-nos a chegar aos mais de 4 mil milhões de utilizadores de telemóveis, dando-lhe mais opções e segurança quando fazem um pagamento", acrescenta.


Actualmente mais de oito milhões de utilizadores fazem compras através de dispositivos móveis usando o PayPal, movimentando uma média diária de 10 milhões de dólares. Para 2011 as estimativas da empresa de pagamentos apontam para um movimento de três mil milhões de dólares, gerados a partir de compras no telemóvel.