As ações da Tesla perderam esta semana 15,4%, fazendo dos últimos dias os piores das últimas 20 semanas, ou de sempre, se a comparação não tiver em conta as flutuações do mercado desde o início da pandemia, regista a CNBC. A semana que agora termina põe fim a um ciclo de 11 semanas de crescimento, em que as ações da fabricante automóvel valorizaram consecutivamente, levando a empresa a ultrapassar a fasquia do bilião de dólares. Pelas contas da Reuters, a empresa fundada por Elon Musk perdeu só esta semana mais de 180 mil milhões de dólares em capitalização bolsista, mais do que o valor combinado da Ford e da General Motors.

Para estes dias agitados contribuiu a venda de milhões de ações por Elon Musk, que no final da semana se tinha desfeito de qualquer coisa como 5,2 milhões de ações, avaliadas em 5,8 mil milhões de dólares. Na quarta-feira, soube-se que Musk se tinha desfeito de 3,6 milhões de títulos, avaliados em cerca de 4 mil milhões de dólares. Noutra operação vendeu 934 mil ações, por cerca de 1,1 mil milhões de dólares, depois de exercer direitos de compra, que lhe permitiram aumentar o número de títulos detidos em mais 2,2 milhões.

Na sexta-feira, novos documentos mostraram que o empresário se desfez também, um dia antes, de mais 600 mil ações, avaliadas em 700 milhões de dólares. No total, estes ativos representavam cerca de 3% do capital da empresa, Musk terá ainda qualquer coisa como 167 milhões de ações da companhia, segundo a Forbes.

Venda de ações gera impostos e ajuda a pagar impostos

Os analistas dizem que a venda dos títulos deve-se sobretudo aos prazos associados aos direitos de preferência para compra de ações. Elon Musk não recebe salário na Tesla, mas terá milhões de stock options para exercer, um instrumento de remuneração, que dá direito de preferência na compra de ações de uma empresa, com um preço e condições determinadas.

“Estimamos que a venda de ações continue, já que Musk detém milhões de opções de compra de ações, que valem milhares de milhões de dólares e que sem isso expiram e deixam de ter valor”, explicou Jason Benowitz, senior portfolio manager do Roosevelt Investment Group à Reuters.

Elon Musk pergunta e o Twitter decide: 10% das ações da Tesla vão ser vendidas para pagar impostos
Elon Musk pergunta e o Twitter decide: 10% das ações da Tesla vão ser vendidas para pagar impostos
Ver artigo

As ações agora compradas vão resultar numa conta em impostos que pode chegar aos 11 mil milhões de dólares, pelos cálculos da CNN, uma conta que aparentemente vai ser paga com a receita da venda de outras ações. Calcula-se que Musk tenha 22,9 milhões de stock options a expirar até agosto de 2022.

As operações realizadas esta semana pouco terão por isso a ver com a sondagem no Twitter, durante o fim-de-semana anterior, quando o empresário perguntou aos seguidores se deveria vender 10% da sua quota na empresa que fundou. A maioria disse que sim.

A sondagem surgiu numa altura em que Musk, que não tem rendimentos regulares da Tesla porque não recebe salário, é um dos milionários a inspirar uma nova proposta legislativa nos Estados Unidos, para conseguir cobrar impostos aos super-ricos. O objetivo é criar um imposto sobre a riqueza, que tenha em conta os ativos dos contribuintes, como o património em ações. Ao vender ou comprar ações, Musk terá de pagar impostos e esse foi o mote para a pergunta lançada. Afinal, aparentemente, a venda já teria de acontecer, só falta perceber se vai culminar numa participação de 10%, como Musk tinha anunciado.

Perspetivas para os próximos meses

Esta foi a primeira venda de ações da Tesla realizada por Musk, desde 2016 e a única na história da empresa desta dimensão. Não rendeu o que podia, porque no início da semana o valor dos títulos estava a cair, mas é preciso não esquecer que acontece numa altura em que a empresa vale mais de um bilião de dólares, num momento único na sua história.

Ainda assim, e embora os analistas prevejam que as próximas semanas podem manter alguma volatilidade nos títulos, também antecipam que a empresa continua aparentemente segura no clube do bilião de dólares, sendo aliás a única das seis fabricantes automóveis do país a conseguir essa proeza.

Tesla fez mais dinheiro com Bitcoin do que com todos os carros que vendeu em 2020
Tesla fez mais dinheiro com Bitcoin do que com todos os carros que vendeu em 2020
Ver artigo

No início da semana, por exemplo, os investidores de retalho foram compensando as perdas e compraram massivamente ações da Tesla, já com a empresa a perder em capitalização bolsista mais de uma vez e meia o valor total da Ford, como sublinha a Reuters.

Contas feitas, as ações da Tesla acabaram a semana como começaram, a perder. Na sexta-feira caíram 2,8%, com cada ação a valer 1.033,42 dólares. Na segunda-feira o preço tinha caído 12%. Na quarta recuperou 4,3% e na noite após a comunicação ao mercado da venda de ações de Musk valorizaram 3,6%, para amanhecer a valer 1.102,77 dólares (quinta-feira).

Só entre segunda e terça-feira a valorização da empresa recuou em 150 mil milhões de dólares, mas também vale a pena dizer que este ano a Tesla já aumentou o seu valor de mercado em quase 50% e as perspetivas para os próximos meses são animadoras. Ainda recentemente a Hertz anunciou que vai comprar 100 mil automóveis à marca. É um negócio que Musk veio garantir que ainda não está fechado, mas que também teve impacto positivo no mercado, segundo a Reuters.