Elon Musk é o mais recente nome ligado à inteligência artificial, tendo revelado esta semana o Grok, um chatbot de IA que assume uma certa rebeldia na interação com as pessoas. Ainda em fase beta, o sistema pode ser utilizado na rede social X. Mas o magnata tem vindo a partilhar a sua visão para o futuro da inteligência artificial, numa perspetiva bastante otimista para a humanidade.

Na sua visão, a IA vai facilitar a vida das pessoas ao ponto de deixarem de necessitar de trabalhar. Durante uma intervenção no AI Safety Summit que decorreu no Reino Unido na última semana, Elon Musk disse ao Primeiro-ministro do país que acreditava que a IA iria substituir a necessidade de haver empregos.

Grok de Elon Musk é um chatbot rebelde que não se importa de responder a perguntas difíceis
Grok de Elon Musk é um chatbot rebelde que não se importa de responder a perguntas difíceis
Ver artigo

E vai mais longe, contrariando muitos presságios mais negativos, para Elon Musk, a IA vai permitir desenvolver um conceito conhecido como Universal Basic Income (UBI), ou seja, um rendimento atribuído pelo Governo aos seus habitantes. Isso significa que todos recebem um pagamento, independentemente de ser empregados. Nas definições mais gerais, há uma quantia a ser paga aos cidadãos com o objetivo de garantir as suas necessidades básicas.

Mas para Elon Musk, que se junta a um conceito suportado por Sam Altman, o patrão da OpenAI e Mark Zuckerberg da Meta, será um sistema de UBI de maior riqueza para todos. O conceito de UBI será necessário para compensar a substituição dos pontos de trabalho pela inteligência artificial.

“É difícil de dizer exatamente qual será esse momento, mas vai chegar a um ponto em que nenhum emprego vai ser necessário”, disse Elon Musk, citado pela Fortune. O dono da rede social X vai mais longe, referindo que todos vão ter acesso ao seu génio mágico, sendo possível responder a qualquer pergunta. “Será certamente mais significante para educação. Será o seu melhor tutor”, refere acreditando que não haverá falta de serviços e produtos. “Uma época de abundância”.