A combinação das duas empresas foi feita por Elon Musk num post publicado na rede social X, onde diz que deu o passo oficial de combinar dados, modelos, computação, distribuição e talento. Segundo os analistas, a fusão entre as duas empresas destina-se a proteger os investidores que apoiaram a compra da redes social Twitter em 2022.

Na altura Elon Musk pagou 44 mil milhões de dólares pelo Twitter depois de um processo longo e controverso, que durou vários meses. Quando tomou conta da empresa o bilionário começou por fazer despedimentos e chegou a confessar que a empresa estava à beira da bancarrota, avançando com um modelo de assinaturas.

Com a combinação do X e da xAI, Elon Musk diz que as ações da empresa de Inteligência Artificial, que lançou o modelo Grok, é valorizada em 80 mil milhões de dólares e o X em 33 mil milhões.

"A empresa combinada vai proporcionar experiências mais inteligentes e significativas a bilhões de pessoas, permanecendo fiel à nossa missão principal de buscar a verdade e promover o conhecimento", escreveu Elon Musk.

A União Europeia estará a preparar a aplicação de uma "multa milionária" à rede social X, que pode chegar a 1.000 milhões de dólares, mais uma razão que pode estar por trás deste movimento de fusão.

A aposta do bilionário na Inteligência Artificial, e no modelo Grok, está também no centro desta estratégia, já que a rede X foi usada para treinar a nova ferramenta, numa altura em que Elon Musk mantém uma disputa legal com a OpenAI e com Sam Altman.

Musk vs. Altman: Rivalidade continua a escalar com a OpenAI no centro da estratégia de IA dos Estados Unidos
Musk vs. Altman: Rivalidade continua a escalar com a OpenAI no centro da estratégia de IA dos Estados Unidos
Ver artigo

Em fevereiro a xAI apresentou a versão 3 do Grok e Elon Musk disse que ultrapassava em inteligência o ChatGPT americano e o chinês DeepSeek.

Elon Musk tem enfrentado contestação pela sua ligação a Donald Trump e a intervenção no departamento de eficiência DOGE, com reflexos nas vendas dos automóveis da Tesla, que estão a cair em vários mercados. Esta semana chegou a circular o rumor de que o presidente dos Estados unidos estava a preparar o afastamento do bilionário da administração dos EUA, mas isso acabou por não se concretizar.