Elon Musk perdeu o título de homem mais rico do mundo e, pelo menos até nova análise, terá de se contentar com a terceira posição da tabela. O pódio dos mais ricos voltou a ser ocupado por Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon. No segundo lugar da tabela está Bernard Arnault, presidente da LVMH, grupo que reúne várias marcas de luxo, como a Christian Dior, a Louis Vuitton ou Tag Heuer.
Para a descida de Elon Musk para o último lugar do pódio, no índice Bloomberg Billionaires, contribuiu a queda de 2,2% das ações da Tesla no arranque da semana, uma perda que se torna mais expressiva analisando o percurso das ações da empresa de automóveis elétricos desde o início do ano. Nesse período, os títulos da Tesla já perderam 24%, como contabiliza a Business Insider.
No início do ano cada ação da companhia valia 900 dólares e no início desta semana já valia 580 dólares. Musk é também fundador e presidente da SpaceX e de um conjunto de outras empresas, em várias áreas ligadas à tecnologia. Recorde-se que em fevereiro, quando assumiu pela última vez a liderança do ranking dos mais ricos do mundo, a sua fortuna estava avaliada em 200 mil milhões de dólares e alcançou esses valores graças à boa performance da SpaceX. Na altura, “roubava” o lugar a Jeff Bezos, que agora o recuperou.
Contas feitas, a fortuna de Musk passou a valer qualquer coisa como 161 mil milhões de dólares. No último ano, o empresário perdeu 8,8 mil milhões de dólares, pelas contas da Bloomberg. Bezos lidera agora a tabela com uma fortuna avaliada em 188 mil milhões de dólares, mesmo depois de perder, também no último ano, 2,2 mil milhões de dólares.
Na lista dos mais ricos, os homens da tecnologia continuam a dominar. Entre as 10 maiores fortunas, oito são detidas por fundadores ou gestores de empresas de tecnologia. Logo a seguir a Elon Musk surge Bill Gates, que já liderou por muitas vezes a tabela dos mais ricos do mundo.
Os fundadores do Facebook, da Google ou da Oracle também lá estão, num top 10 só de homens e quase só de norte-americanos. A única exceção é Bernard Arnault, francês, e por enquanto o segundo mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 162 mil milhões de dólares.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários