Apesar de ainda não ter sido devidamente apresentado, o Model Y já está destinado à grandeza. Pelo menos, de acordo com a opinião de Elon Musk. O empresário e CEO da Tesla anunciou que o veículo vai dar início a uma revolução no sector automóvel ao estrear uma nova técnica de produção nas fábricas da empresa norte-americana.

Produção do Model 3 da Tesla continua atrasada e a culpa é...dos robots
Produção do Model 3 da Tesla continua atrasada e a culpa é...dos robots
Ver artigo

Apesar de não entrar em detalhes, este método parece chegar tarde, uma vez que a Tesla tem enfrentado alguns obstáculos no fabrico do Model 3, cujas unidades não têm saído com a frequência desejada (e prometida). Com o crossover, que deverá chegar ao mercado em 2020, Musk diz querer evitar "as dores de cabeça" que o Model 3 lhe tem dado.

Relativamente ao Model Y, o empresário confirmou no passado que não planeava integrar uma bateria de 12 volt neste carro, ao contrário de outras versões da marca. Este pormenor pode reduzir a quantidade de componentes necessários ao funcionamento da bateria e, consequentemente, sustentar um aumento na automação do processo de fabrico. Recorde-se que a instalação de robots é um processo gradual, mas em crescendo nas infraestruturas da Tesla, apesar de o empresário acreditar que as linhas de montagem da marca já têm robots a mais. “Sim, a automatização excessiva na Tesla foi um erro. Para ser preciso, um erro meu. Os seres humanos são subestimados”, disse recentemente numa publicação do Twitter,

Musk admite que a maior parte do processo de fabrico dos veículos da Tesla já está automatizado, mas sublinha que há espaço para reformular a técnica do ponto de vista estratégico.

O CEO adianta que a produção do Model Y não se vai iniciar até 2020, ao contrário do que foi alegado por rumores recentes. Um dos problemas que a empresa pode enfrentar no desenvolvimento deste carro é a falta de espaço, uma vez que a fábrica de Fremont se encontra lotada. Musk confirma que o carro terá de ser produzido noutro lado, mas, por enquanto, não confirma onde.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.