Com um investimento de 9,5 mil milhões em investigação e desenvolvimento, a Volkswagen foi a empresa que mais investiu em I&D no ano passado a nível mundial, liderando o Painel Europeu sobre o Investimento na I&D Industrial de 2013.



Além da estreia de uma empresa europeia na liderança do ranking, o estudo revela que o investimento global das empresas da região em I&D aumentou no último ano 6,3%, mas continuou atrás da evolução registada nos Estados Unidos para o mesmo indicador. Nos EUA o investimento médio das empresas em I&D cresceu no mesmo período 8,2%. Também revela que, embora a Europa compare bem com o resto do mundo no domínio da indústria, mantém níveis de I&D muito fracos nos domínios da alta tecnologia, biotecnologia e software. Na indústria, no entanto, os números mostram um crescimento do investimento europeu em I&D na área do automóvel e peças, mais 14,4% que no ano passado.



Já nas TIC os dados são heterogéneos. Registam-se bons desempenhos nas áreas do software e serviços informáticos, mas houve um declínio no domínio do equipamento informático.

O ranking analisa 527 empresas europeias, num total de 2.000 organizações. As restantes estão sediadas noutras partes do mundo. Foram consideradas na análise quatro instituições empresas portuguesas: a Portugal Telecom é a que surge num lugar mais elevado da tabela (na 474ª posição), seguida da Bial (1058ª), CGD (1326ª) e da EDP (1611ª). Todas as companhias analisadas investiram mais de 22,6 milhões de euros em investigação e desenvolvimento.



O relatório também revela a intenção das companhias analisadas no sentido de aumentarem o investimento em I&D num valor médio de 2,6% entre 2013 e 2015, número que fica abaixo do indicado no ano passado. No top 100 do relatório figuram 28 empresas europeias, das quais 19 aumentaram o seu investimento em investigação e desenvolvimento no último ano.



No top 5 a Volkswagen é a única presença europeia. A segunda empresa da tabela é a Samsung, seguida pela Microsoft, Intel e Toyota.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico