A Deloitte e a APDC - Associação Portuguesa das Comunicações divulgaram ontem os resultados do Predictions 2008, um estudo que ouviu responsáveis portugueses do sector das TIC sobre tendências para as áreas das telecomunicações, media e tecnologia. Os resultados apontam para o facto do sector português conseguir até à data transformar as dificuldades em oportunidades.



Nas telecomunicações não são previsíveis para este ano grandes movimentos de consolidação. Já as parcerias com os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente africanos, tornam-se cada vez mais imprescindíveis.



Os empresários acreditam que um dos desafios de futuro serão as redes de fibra óptica e sobre esta matéria consideram essencial a garantia de que a construção destas infra-estruturas seja rápida, mantendo um ambiente competitivo e uma cobertura equilibrada do país. Não há consenso no sector sobre o melhor modelo de desenvolvimento para as redes de fibra, com as opiniões a variarem entre a possibilidade de um único operador assegurar o investimento e explorar a rede num modelo de wholesale, ou vários operadores partilharem o investimento na infra-estrutura.



A publicidade online é outro dos vários aspectos focados na pesquisa, na área de media, para referir algumas previsões onde se aponta para já em 2009 a Internet vá captar 6 por cento do investimento publicitário local, ultrapassando suportes como a rádio.



Na área da tecnologia uma das fortes tendências apontadas pelo estudo é a de crescente aposta das empresas portuguesas na virtualização, cada vez mais aplicada a área como as redes, armazenagem e capacidade de processamento.



Notícias Relacionadas:

2006-07-18 - PT quer garantir fibra óptica em casa dos clientes nos próximos 2 a 3 anos