A análise abrangeu mais de 26 mil empresários de 96 países e quis avaliar quanto tempo das férias de verão os inquiridos planeavam dedicar a atividades relacionadas com a sua profissão, concluindo que há uma enorme percentagem que vão de férias e levam o trabalho consigo.

Em Portugal, 48% dos profissionais indicou que iria trabalhar entre uma a três horas por dia, enquanto 5% pretende dedicar mais de três horas por dia a tarefas profissionais. Para 29% o seu nível de atenção ao trabalho durante as férias equivalerá ao seu nível de trabalho habitual "ligeiramente reduzido", diz a Regus.

A nível mundial, 39% dos profissionais adota a abordagem de um "nível de trabalho habitual ligeiramente reduzido" em relação às férias, enquanto 17% planeia trabalhar mais de três horas e 41% entre uma a três horas.

O estudo também indica que os homens têm mais dificuldades em "desligar-se" do trabalho, sendo que 42% dos homens a nível mundial estão a transformar as suas férias num novo "local" de trabalho, ao comprometerem-se a fazer chamadas, responder a emails e a tratar de negócios. Uma percentagem também significativa de mulheres (34%) tenciona fazer o mesmo.

Esta tendência de género é confirmada com 44% dos homens a nível mundial a confirmar que trabalhará entre uma a três horas por dia, versus 35% das mulheres e 18% dos homens a dedicar mais de três horas de trabalho por dia em comparação com 16% das mulheres.

"A dedicação que as pessoas a nível mundial mostram relativamente ao seu trabalho é admirável", considera Nuno Condinho, country manager da Regus Portugal, embora salientando que este facto também pode ser interpretado como uma indicação de que se sentem sobrecarregados ou inseguros no trabalho e de que não conseguem abstrair-se do mesmo devidamente. "Já se conhecem bem os efeitos do stress no local de trabalho, por isso, é importante que os colaboradores arranjem algum tempo especial para si".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico