As empresas e governos de todo o mundo vão gastar 2,06 biliões de dólares em tecnologias da informação (TI) durante o ano de 2013. A área do software vai ser responsável por um investimento de 542 mil milhões, muito por causa do segmento das aplicações que sozinho vai ser responsável por 234 mil milhões de dólares gastos.

"O software é onde as grande alterações na tecnologia estão a acontecer", escreve um dos analistas da consultora Forrester, responsável pelo relatório que é citado pelo TechCrunch. O crescimento do software as a service (SaaS) e das aplicações móveis estão a reforçar a posição do software como a área de maior investimento. No próximo ano é esperado um crescimento superior a 6% com o dinheiro gasto em software.

Na área do hardware, que vai ser responsável por 404 mil milhões de dólares gastos este ano, os computadores vão ser responsáveis pela maior fatia de investimento, ao totalizarem 134,2 mil milhões de dólares gastos por empresas e entidades governamentais. Os tablets vão ficar longe, apesar do crescimento registado nas vendas, ao serem o motor de 20 mil milhões de dólares gastos.

A venda de serviços de manutenção e aluguer de equipamentos, e a área de consultoria de TI e sistemas de integração vão totalizar perto de 400 milhões de dólares cada um até ao final do ano. Os equipamentos de comunicação e as despesas com estes serviços vão obrigar ao desembolsar de 322 mil milhões de dólares.

Os países e empresas europeias vão investir 487 mil milhões de dólares, um valor significativamente inferior aos mais de 800 mil milhões gastos pelos EUA, e também inferior aos 492 mil milhões da Ásia.

As previsões da Forrester ficam no entanto abaixo das da Gartner que prevê que 2013 vai ser responsável por gastos de 3,7 biliões de dólares nas TI.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.