Um estudo recentemente divulgado pela Nokia revela que que a utilização do email em terminais móveis deverá crescer 35 por cento nos próximos 18 meses entre empresas que actualmente usam os telemóveis como forma de garantir uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Esta sondagem foi realizada entre empresas europeias de pequena e média dimensão que fornecem aos seus trabalhadores telemóveis de forma a melhorar o seu desempenho profissional e que possuem empregados que se deslocam frequentemente em trabalho. De entre estas, a Nokia concluiu que 39 por cento esperam atribuir aos seus funcionários telemóveis com acesso a email nos próximos 18 meses.

Além desta medida, 19 por cento das mesmas afirmam-se disponíveis para fornecer acesso a sistemas de informação interna, como bases de dados e Intranet a partir de terminais móveis, de forma a melhorar a eficiência dos seus serviços - o que se traduz num crescimento deste número em 202 por cento em relação ao ano de 2002.

De entre estas empresas, as maiores taxas de crescimento de telemóveis com acesso a email destacam-se aquelas especializadas na distribuição, na área financeira, serviços e indústria. Quanto àquelas com maior utilização efectiva, merecem destaque as indústrias hoteleiras, de restauração e cathering.

Segundo Nikklas Savander, vice-presidente sénior de Aplicações Empresariais da Nokia, "o email móvel é o primeiro serviço de dados lógico para as empresas e os seus trabalhadores e será a primeira aplicação que os empregados precisarão de aceder quando estiverem fora do escritório".

Por este motivo a Nokia acaba de criar uma nova unidade de trabalho, a Nokia Enterprise Solutions. Esta unidade irá dedicar-se à tarefa de tentar fornecer uma gama vasta de aparelhos de comunicação móvel com acesso à Internet onde a segurança será uma das principais características que distinguirão esses mesmos telemóveis, os quais serão fabricados a pensar nas necessidades específicas das empresas.

Notícias Relacionadas:

2003-05-14 - Estudo indica que email para dispositivos móveis não terá aceitação nas empresas
2003-03-26 - Venda de telemóveis inteligentes acelera em 2003

2002-06-27 - Telemóveis vão ser os dispositivos sem fios com acesso à Internet que irão crescer mais até 2006