Segundo um relatório recente da IDC, a dificuldade em apurar o retorno do investimento (mais conhecido como ROI) em tecnologias de informação (TI) nas diferentes áreas de negócio tem sido, no primeiro semestre deste ano, um factor determinante no condicionamento ao nível dos gastos em TI por parte das empresas em Portugal.

Esta foi uma das principais conclusões do décimo inquérito ao painel eBusiness da IDC, o qual se debruçou em saber - à semelhança de um anterior realizado no final de 2002 - quais os principais factores que influenciam os investimentos das empresas nacionais em tecnologias de informação.

Assim, à resposta sobre quais os três principais factores que têm condicionado os investimentos na primeira metade do ano, a IDC constata que os argumentos de ordem económica (quer a macro quer micro) começam lentamente a ceder lugar àqueles específicos relacionados com o impacto dos investimentos em TI nos negócios, nomeadamente a dificuldade de cálculo do ROI.

Outra das surpresas deste estudo é a constatação do decréscimo - de 40 para 30 por cento - do número daqueles que referem que os elevados investimentos realizados nos últimos três anos têm inibido os gastos do presente.

Em conclusão, a IDC verifica que, apesar de existir actualmente no nosso país uma percepção geral menos negativa da situação económica, o controlo de custos e a avaliação do impacto das TI no seio das empresas continuam a ser questões críticas, e cada vez mais avaliadas, pelos gestores nacionais. Por outras palavras o cálculo do ROI tornou-se numa "obrigação".

Paradoxal é o facto do cálculo, por parte das empresas, do referido ROI continuar a ser de difícil avaliação, recomendando para o efeito a IDC a utilização de metodologias que compreendam a evolução e complexidade dos projectos em estudo, nomeadamente no que diz respeito aos benefícios intangíveis.

Notícias Relacionadas:

2003-03-18 - Painel da IDC considera fundamental uso de métricas para avaliação de investimentos
2003-01-29 - Empresas portuguesas concedem mais importância à segurança informática

2002-12-28 - IDC analisa outsourcing em Portugal