Foi criada formalmente no final de Agosto a ESOP, Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas, que tem marcado para dia 25 de Setembro o evento de lançamento oficial da iniciativa que junta diversas empresas de referência no mercado nacional. Ainda sem querer divulgar muitos detalhes, Gustavo Homem, membro da direcção e Director Técnico da Ângulo Sólido, avançou ao TeK que o objectivo é dinamizar o mercado e o apoio a instituições que adoptam tecnologias open source.

"A ESOP surge da necessidade, encontrada por várias empresas portuguesas, de dinamizar o mercado de open source em Portugal. É fundamental que o mercado português entenda os enormes benefícios da utilização de tecnologias open source ao mesmo tempo que são desmistificados alguns "fantasmas" em torno do open source, que nos dias que correm não fazem o menor sentido", sublinha Gustavo Homem.

Em Portugal existe já a Ansol, a Associação Nacional para o Software Livre, mais dedicada às questões relacionadas com os utilizadores, mas esta nova entidade irá focar-se mais nas empresas.

Os últimos dados da IDC apontam para o crescimento da adopção de soluções Linux em Portugal, sobretudo entre o sector da Administração Pública. José Ruivo, que integra igualmente a direcção da ESOP, admite também que "uma das ambições da ESOP é mostrar que existem em Portugal inúmeras empresas com elevado know-how em open source capazes de auxiliar as corporações nos mais exigentes desafios tecnológicos que estas enfrentam".

Referindo as taxas de crescimento do mercado open source a nível mundial, que deverá atingir os 5,8 mil milhões de dólares em 2011, José Ruivo afirma que "é para nós preponderante que Portugal não perca o barco e que as empresas portuguesas possam utilizar sem restrições tecnologia open source. A adopção criteriosa de tecnologia open source poderá ser um grande factor competitivo de Portugal e a ESOP pretende ajudar as empresas a compreender como".

Notícias Relacionadas:

2007-01-04 - IDC diz que 22% das organizações portuguesas usam sistemas Linux

2006-03-30 - Empresas portuguesas mais familiarizadas com sistemas Linux