Aumentar as exportações das empresas portuguesas, aumentar o número de empresas que utilizam o comércio eletrónico como ferramenta de internacionalização, aumentar o conhecimento das empresas sobre o comércio eletrónico, bem como a visibilidade da oferta portuguesa nos canais online são os grandes objetivos da mais recente iniciativa da AICEP.

Lançado oficialmente esta segunda-feira, o programa Exportar Online abrange um conjunto de iniciativas em vários momentos, que começam na simples informação, passam pela capacitação, pela consultoria e vão até ao financiamento.

“As PME portuguesas não podem ficar arredadas deste movimento porque a fatia de negócio está a crescer", referiu João Dias durante a sua intervenção na conferência de lançamento do programa, citado pelo Jornal de Negócios. "É uma grande oportunidade para aumentarem as exportações e diversificarem mercados porque os custos de abordar vários países com presença física, redes de distribuição, importadores e distribuidores são muito mais elevados do que estar numa plataforma online, em que há muito menos barreiras à entrada", acrescentou o presidente da agência pública.

Entre as diversas abordagens do novo programa, há uma mais prática, que prevê workshops e cursos avançados sobre temáticas relevantes, desde a escolha do marketplace, até aos desafios nos pagamentos e logística, e também consultoria customizada às empresas, com diagnóstico sobre o grau de maturidade, desenho dos passos para a internacionalização digital, acompanhamento da execução e eventuais ajustes nesse plano.

Há ainda serviços destinados a guiar as empresas nas candidaturas aos sistemas de incentivos que, à imagem do que sucede com as ações de promoção físicas no estrangeiro, também cobrem algumas despesas relacionadas com as plataformas digitais.

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