Depois de um ano de 2002 difícil para os fornecedores de sistemas de Tecnologias da Informação, o ano de 2003 apresenta algumas perspectivas mais optimistas. De acordo com um inquérito realizado pela consultora de mercado IDC, a maioria das empresas americanas, europeias e asiáticas acredita que a fase de retracção dos investimentos em Tecnologias da Informação já foi ultrapassada.



O estudo "CEO Perspectives - Global IT Spending Plans 2003" é resultado de um inquérito realizado junto de mil presidentes executivos e financeiros de empresas em 12 países, concluindo-se que 85 por cento destes planeiam aumentar ou pelo menos manter os níveis de despesa em Tecnologias de Informação durante o ano de 2003. O resultado desta avaliação à disponibilidade de investimento segue em linha com alguns estudos recentemente divulgados, nomeadamente da Gartner Dataquest, que estima um crescimento de despesas mundiais em Tecnologias da ordem dos 4,9 por cento (veja Notícia Relacionada).



A empresa de consultadoria norte-americana indica a existência de um maior optimismo por parte dos presidentes executivos das empresas do que dos seus colegas directores financeiros quanto ao crescimento do investimento em TIs. Os últimos estão mais concentrados nas pressões competitivas e as mudanças de negócios como principais factores motivadores do investimento em Tecnologias da Informação, enquanto os CEOs estão mais atentos à conjuntura global, refere a IDC em comunicado.



Apesar deste optimismo, Stephen Minton, director da IDC para os mercados mundiais de tecnologia, avisa que da mesma forma que em 2002 alguns factores inesperados alteraram as previsões iniciais - entre os quais os escândalos da WorldCom e o agravamento da tensão com o Iraque -, o panorama para 2003 ainda está cheio de incertezas.



Porém, o facto da maioria das empresas ter reduzido os seus orçamentos nos últimos dois anos justifica a previsão de que os upgrades de infra-estruturas se contem entre os principais investimentos em 2003. Assim, a IDC prevê impactos positivos nas vendas de equipamento de armazenamento de dados, PCs e equipamento de rede.

Notícias Relacionadas:

2003-01-23 - Orçamentos empresariais de TIs deverão aumentar ligeiramente em 2003