Mantendo os níveis de crescimento acima dos 20 por cento que tem registado nos últimos anos a ESRI alcançou em 2007 um volume de negócios de 7,4 milhões de euros e prevê para este ano chegar aos 9,3 milhões, com uma taxa de crescimento de 26%. A empresa especializada em Sistemas de Informação Geográficos (SIG) tem sentido uma procura acrescida de serviços e acredita que o sector privado poderá ajudar a dinamizar o negócio.

"Temos um passado em que os clientes eram quase só da Administração Pública mas neste momento 29% da facturação está no sector privado, onde temos como clientes algumas das maiores empresas portuguesas que têm o conhecimento estratégico de topo para investir nestas soluções", explica Vítor Lopes Dias, presidente do Conselho de Administração da ESRI.

A Administração Pública Local é responsável por 31 por cento do volume de negócios da ESRI, seguindo-se a AP Central, com 13 por cento e a Defesa e Segurança com 9 por cento. Mas a área de telecomunicações, que actualmente tem um peso de 5 por cento, deverá crescer significativamente em 2008, fruto do investimento das empresas de telecomunicações em sistema georeferenciados para Geomarketing e planeamento de redes.

"É na área das empresas privadas que a maior parte das coisas está para fazer", explica Vítor Lopes Dias para justificar o potencial que a empresa reconhece neste segmento de mercado, em várias áreas de actividade.

Para além da representação internacional de software de SIG a ESRI tem vindo a investir em desenvolvimento de aplicações próprias. Para 2008 peso do software desenvolvido "in house" deverá ser de 1/5 das vendas totais de software da empresa, fruto do forte investimento em I&D local que canalizou 700 mil euros em 2007.

As soluções desenvolvidas localmente estão também a abrir portas à internacionalização com a demonstração de interesse de outras representantes da ESRI na Europa e no Brasil, assim como com a possibilidade de parceria com empresas de engenharia que podem aplicar o produto em África, adiantou o Vítor Lopes Dias.

Notícias Relacionadas:

2008-03-10 - Imagens de Portugal com mais detalhe no Virtual Earth PT
2007-07-19 - Acordo para a interoperabilidade entre GPS e Galileo assinado pela UE e EUA