A Comissão do Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC) deu início a uma investigação a 13 gigantes da tecnologia, entre as quais se contam a Samsung, Acer, Nintendo, HTC e LG, mas também companhias norte americanas como a Amazon. Em causa estarão a violação de patentes em dispositivos sem fios e componentes.

A informação foi avançada por alguns meios de comunicação internacionais, entre os quais a PC World e a agência japonesa Kyodo, que referem que na base da investigação estará uma queixa entregue em julho por três empresas norte americanas, uma das quais é a Patriot Scientific, especializada no licenciamento de propriedade intelectual.

Os produtos avaliados na investigação são equipamentos de consumo com funcionalidades wireless, entre os quais tablets, smartphones, e-readers, hotspots, modems wireless e consolas de jogos portáteis.

O comunicado da ITC não dá muito mais detalhes, mas aponta a lista completa das empresas sob investigação, que inclui as casas-mãe das tecnológicas e as suas subsidiárias norte-americanas.

A ITC tem agora 45 dias para avaliar a queixa e finalizar a investigação que poderá levar a indeminizações avultadas e a eventual suspensão da venda dos equipamentos em causa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico