O Scaling Up Program foi lançado oficialmente em novembro, durante o Web Summit, e recebeu 33 candidaturas de startups em fase de crescimento que mostraram vontade de integrar a iniciativa. Hoje foram divulgadas as 8 primeiras a instalar-se na Fábrica de Unicórnios.

Já se sabia que a Sensei era uma das escolhidas, juntando-se à lista a Bairro, HolyWally, Knok, Leadzai, ORNA, Pleez, e Zharta. O foco das empresas está em áreas variadas, da cibersegurança, Inteligência Artificial e Web 3 à foodtech, healthtech, adtech e fintech.

Segundo a informação partilhada, as oito primeiras scaleups melhor classificadas e escolhidas para o Programa já levantaram em conjunto mais de 30 milhões de euros e todas têm mais de 10 colaboradores, tendo em média equipas de 35 colaboradores.

Hoje vai ser apresentado o modelo de negócio das empresas que se juntam ao primeiro programa lançado na Unicorn Factory Lisboa que em como objetivo apoiar 20 scaleups de elevado potencial por ano. É a partir deste momento que as equipas dão início à sua participação no programa durante os próximos 8 meses por forma a desenvolver competências críticas e acelerar o crescimento e expansão dos seus negócios.

A Startup Lisboa indica que as scaleups foram selecionadas de um total de 33 candidaturas, através de uma avaliação dos perfis e entrevistas, tendo por base os critérios de admissão ao programa, que incluem o estágio atual de desenvolvimento,  investimento angariado relevante, equipa forte e estruturada, produto ou serviço em comercialização e tração de crescimento, bem como a adequação ao programa, capacidade de apoio dos parceiros, potencial de negócio futuro e planos de expansão internacional.

O objetivo do Scaling Up é que as startups, em particular internacionais, possam estabelecer-se em Portugal, atraindo talento, criando novos postos de trabalho e ajudando a movimentar a economia, como sublinhou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e "pai" da ideia de uma fábrica de Unicórnios.

Durante a inauguração da fábrica, que está situada no Hub do Beato, Carlos Moedas detalhou que o programa Scaling Up vai contar com o apoio de 30 empresas parceiras e 20 investidores, para ajudar no crescimento das scaleups, começando com um investimento de oito milhões de euros.

Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa, adiantou que nos últimos 10 anos foram criadas 450 startups, cerca de 40 por ano e "vamos mais do que duplicar". Ao SAPO TEK explicou que agora o trabalho vai ser feito a dois níveis. "As 40 que estamos a apoiar por ano são startups em fase inicial, nessas estamos a expandir a capacidade para 60 por ano, com mais oportunidades de negócio em Lisboa. O novo programa de scalups que estamos a lançar hoje vem acrescentar 20 empresas de escala maior, pelo que ao todo vamos ter mais de 80 por ano, que compara com 40 de menor dimensão que apoiavamos antes", sublinhou quando foram abertas as candidaturas.

Carlos Moedas tem destacado a fixação de unicórnios em Lisboa, referindo que há 8 empresas que valem mais de mil milhões de dólares (o necessário para atingir o estatuto de unicórnio) que já se mudaram para a capital portuguesa. Segundo o que apurámos, os unicórnios já em Lisboa são a Pager Duty, a HiBob, Evolution, Binance, Klarna, Quinto Andar, Bolt e Bitpanda, mas também a Near Foundation que "está muito ativa em Lisboa" mas não faz faz parte dos unicórnios referidos por Carlos Moedas.

Em conjunto, os dois novos programas que vão ser desenvolvidos na Fábrica de Unicórnios devem permitir promover "mais de 1.000 oportunidades de parcerias e sinergias", disponibilizando o acesso a mais de 30 parceiros empresariais, incluindo as maiores empresas portuguesas, unicórnios e grupos tecnológicos globais, e a mais de 20 investidores.