Cerca de 30 mil estudantes portugueses do ensino superior - 10 por cento do universo total de 320 mil - já efectuaram compras online, sendo que, dos restantes que afirmam não terem ainda recorrido ao comércio electrónico, a maior parte pretende fazê-lo dentro de menos um ano. Estes dados constam do Relatório "Os Estudantes Universitários e a Internet", divulgado recentemente pelo grupo VectorXXI.



O estudo prevê, com base nessas afirmações, que em 2002 o número de estudantes que tenham já adquirido um produto através da Internet ascenda a mais de 100 mil. Outra das conclusões divulgadas nesse documento é que, entre Junho de 2000 e Julho de 2001, o volume de receitas oriundo das compras online realizadas por este universo populacional foi de cerca de 1,5 milhões de euros (300 mil contos).



Do total da população estudantil universitária, 70 por cento dos indíviduos já utilizaram a Internet e destes, 13,5 por cento realizaram compras online. Segundo os participantes neste estudo, 53 por cento dos artigos que adquiriram via Internet custaram entre os 50 e os 250 euros (entre 10 a 50 contos). As compras individuais com um preço inferior a 50 euros representaram 47 por cento do total.



A maior parte dos artigos foram adquiridos em sites estrangeiros. Esta é uma tendência oposta à registada no 3º Estudo Unicre/Vector21 "Os Portugueses e as Compras na Net", relativo ao ano de 2000, em que uma amostra de indíviduos correspondente ao universo total de portugueses que já recorreram ao comércio electrónico afirmou pela primeira vez ter efectuado mais compras em lojas online nacionais do que em sites estrangeiros.



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