
O sector da comunicação e relações públicas tem vindo a sentir grandes desafios, assim como transformações na forma de trabalhar. O relatório 2025 Comms Report da Cision destaca os maiores desafios e as prioridades no sector e chegou à conclusão que 81% dos líderes da comunicação estão a ter maior pressão para “fazer mais com menos”. Mas ao mesmo tempo, 65% considera que as ferramentas de inteligência artificial generativas estão a melhorar as suas capacidades de dados e análise de forma significativa. No entanto, 44% ainda continuam a alinhar as métricas com as receitas da empresa.
A inteligência artificial está a ser integrada nos processos de comunicação, com o relatório a apontar que 63% dos entrevistados afirmam que as suas empresas já empregam estratégias ou políticas de IA para utilizar a tecnologia de forma ética e eficaz. Quando questionados sobre a utilização das ferramentas de IA, 23% diz que usam bastante e 44% utilizam esporadicamente. As respostas de utilização mínima correspondem a 24% e 9% afirmam que nunca utilizam. O estudo conclui com estas respostas que a integração da IA na comunicação chegou a um ponto de aceleração.
Veja na galeria mais dados sobre o estudo:
A CisionOne, organização do grupo Cision, destaca que as suas ferramentas e dashboard de trabalho já incluem funcionalidades de IA generativa, que muitos profissionais utilizam regularmente. “Começámos a ver um pico de adoção este ano na comunicação e relações públicas, considerando que a utilização é cada vez mais generalizada e muitas empresas estão a implementar políticas de ética relacionadas com a IA e aceitação das ferramentas nos seus fluxos de trabalho”, refere o relatório.
O documento aponta que 37% das organizações desenvolveram pelo menos uma ferramenta proprietária de IA para utilização interna. Entre os exemplos constam ferramentas que diferem e fazem sumários de grandes volumes de conteúdos de investigação; motores de insights para medir o envolvimento da audiência, identificação de influenciadores-chave; mas também ferramentas para avaliar o crescimento dos clientes e comparar com os seus investimentos e retorno de investimento. Outra ferramenta automaticamente cria slides de conteúdos e outras informações para serem trabalhados e enviados aos clientes.
Apesar da adoção, a IA levanta também algumas preocupações entre os entrevistados. 32% tem receios sobre a complexidade de explicar as mudanças relacionadas com a aplicação de IA, incluindo os fluxos de trabalho, considerações éticas e os avanços tecnológicos. 28% receia a eliminação de cargos de trabalhos substituídos pela IA. Por outro lado, 26% dos inqueridos considera que a adoção da IA possa causar uma diminuição dos orçamentos. Por fim, 14% diz que o trabalho árduo em ganhar uma posição de respeito nos processos de decisão possa estar em causa devido à tecnologia.
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