Abre esta quinta-feira, nos EUA, o primeiro posto de abastecimento convertido para veículos elétricos. "Não vejo muitos carros elétricos na estrada, por isso, também não estou à espera de ficar rico com esta mudança. Mas é pelo ambiente, é por uma boa causa", disse o proprietário, Depeswar Doley.

Este posto, em Takoma Park, no estado de Maryland, é o primeiro a passar por um processo de conversão dos combustíveis fósseis para a energia elétrica. Os procedimentos foram financiados pela autoridade local para a energia e pelo Electric Vehicle Institute.

tek posto

O posto tem quatro pontos de carregamento e tem capacidade suficiente para alimentar uma bateria até 80% em apenas 25 minutos. Há ainda uma loja automatizada, com ecrãs, onde são exibidas todas as informações de carregamento dos veículos presentes.

Nos EUA, a Tesla detém já 1.600 estações de carregamento para carros da marca. Ao todo, são cerca de 15 mil carregadores sob o domínio da gigante norte-americana.

Em paralelo, algumas das maiores fabricantes de veículos elétricos desenvolveram os seus próprios modelos de negócio para o sector, como foi o caso da Volkswagen, que investiu na consolidação da rede cooperativa Electrify America.

Há ainda um terceiro método de investimento na consolidação desta rede, nomeadamente através de fundos de investimento. Uma das startups mais proeminentes neste meio é a ChargePoint, que promete ter 2,5 milhões de carregadores ativos até ao final de 2025.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.