A investigação à Google e às suas práticas de mercado dura desde 2010, mas tem demorado a chegar a uma conclusão. A empresa tem vindo a propor medidas para corrigir a estratégia na Europa e colocar-se de acordo com as leis da concorrência na região, mas não têm sido possível chegar a acordo com a CE, que considerou as três propostas já apresentadas insuficientes e o caso arrasta-se.




Em causa estão as políticas da empresas no mercado das pesquisas. A queixa original, que motivou o processo, tem a ver com a manipulação de resultados das pesquisas, alegadamente para favorecer os produtos ou marcas que pagam publicidade à Google e é nessa convicção que o processo se centra.

O processo europeu é a consequência de mais de duas dezenas de queixas recebidas pela CE de empresas da região, que se consideram prejudicadas pela Google. A quota de mercado da multinacional norte-americana na região também ajuda a explicar o número de queixas. A Europa é uma das regiões do globo onde a Google tem uma posição mais relevante no mercado das pesquisas, controlando cerca de 90% da atividade online neste domínio.

O Financial Times, adiantou a notícia em primeira-mão, e durante a manhã a CE confirmou. A comissária Europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, conduz a acusação formal, que dá à Google um prazo de 10 semanas para se defender.

A Microsoft já passou por um processo do género que culminou em multas de 1,7 mil milhões de euros. O caso da Google pode ter um desfecho ainda mais grave para a empresa norte-americana, já que a legislação europeia prevê multas até 10% da faturação das empresas visadas.

A CE anunciou ainda esta quarta-feira que vai avançar ainda com uma investigação separada sobre o Android. A empresa também é acusada por empresas europeias de obrigar os fabricantes de telemóveis a integrarem de origem as suas aplicações em dispositivos Android, bloqueando a mesma hipótese a outras marcas. A CE quer perceber se é mesmo assim.

Nota de redação: A notícia foi atualizada para dar nota da confirmação pela Comissão Europeia do processo formal e para acrescentar detalhes.