Seis prémios Nobel europeus alertaram o Concelho Europeu de Sevilha para o risco da Europa perder o seu lugar no cenário tecnológico e científico internacional devido à falta de meios dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento.

A Comissão Europeia subscreve o diagnóstico, e fala na necessidade de aumentar o esforço de pesquisa em três por cento do PIB da União bem como de concluir o projecto de pesquisa para o espaço europeu. Os prémios Nobel chegam mesmo a evocar a criação de um concelho científico europeu, sugestão que o comissário Philippe Busquin vê como positiva, achando que o projecto poderia contribuir para estes objectivos através da partilha dos diversos meios já detidos.

A Europa está longe de investir o suficiente em investigação científica. A diferença face aos Estados Unidos excede actualmente os 125 mil milhões de euros por ano. Note-se que mais de noventa por cento das actividades de pesquisa empreendidas na Europa são a nível nacional e oitenta por cento da variação do esforço de pesquisa europeu em comparação com os EUA provém de fracos investimentos privados na área, informa a CE em comunicado.

Para inverter esta tendência o Concelho Europeu de Lisboa de Março de 2000 lançou o projecto de pesquisa para o espaço europeu que procura reforçar a coordenação das políticas de investigação na Europa. No Conselho Europeu de Barcelona de Março de 2002 ficou decidido que o aumento do esforço europeu de pesquisa se deveria aproximar dos três por cento do PIB em 2010, essencialmente graças ao aumento dos investimentos privados.

O VI Programa Quadro de pesquisa, adoptado a 3 de Junho passado, foi concebido para ajudar a concretizar um espaço europeu para a pesquisa, evidenciando a estimulação da excelência e sua difusão, a mobilidade dos jovens investigadores e sua subsistência na Europa, o reforço dos atractivos para os laboratórios europeus e a coordenação das actividades de pesquisa.

Notícias Relacionadas:
2001-07-05 - Estudo de benchmarking revela deficiências na investigação europeia


2001-06-27 - CE em conferência sobre o alargamento na investigação científica


2001-05-11 - UE vai ter cultura científica e tecnológica

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.