A Comissão Europeia lançou hoje uma comunicação onde pede aos governos da União Europeia para cooperarem entre si no desenvolvimento de estratégias internacionais para a ciência e tecnologia. A mensagem dirige-se sobretudo à área das Tecnologias da Informação e Comunicação, onde a Europa é mais forte e se assume como exportador de tecnologia.

Na comunicação, a CE considera este um caminho para reforçar a competitividade da Europa nesta área e ao mesmo tempo garantir que a marca da tecnologia europeia ficará nos desenvolvimentos internacionais destas áreas.

O apelo vai no sentido de levar os países a optarem por definir prioridades de I&D em conjunto e não de forma isolada, como forma de potenciar os resultados desse esforço.

A Comissão Europeia reconhece que a Europa está envolvida em vários projectos de investigação fora do seu universo territorial, mas acrescenta que a falta de uma estratégia comum ao nível europeu leva muitas vezes à duplicação de esforços e a um desperdício de recursos.

"O objectivo deste nosso quadro orientador estratégico é comprometermo-nos com os nossos Estados-membros para transformar uma Europa labiríntica na investigação, numa Europa como área de investigação aberta ao mundo, capaz de atrair os melhores cérebros e contribuir para endereçar desafios globais.