Os europeus ainda preferem ler o jornal na sua versão impressa, é a conclusão de um estudo realizado pelos analistas de mercado da Forrester Research. Na Suécia cerca de 29 por cento de consumidores lê jornais na Internet, o que indicia um mercado em expansão. No entanto, os outros mercados europeus de media na Internet estão muito atrasados em relação ao sueco.



Um pouco por toda a Europa, os leitores de jornais online voltam-se para os seus concorrentes offline. Na maioria dos países europeus os consumidores lêem mais do que um jornal, várias vezes por semana. Os suecos, holandeses e cidadãos do Reino Unido são grandes consumidores de notícias, com destaque para os jornais regionais que lideram em todos os mercados.



Os mercados de jornais na rede apresentam fortes contrastes. Por exemplo o The Sun, tablóide líder no Reino Unido, debate-se para conseguir a atenção dos utilizadores de internet sedentos de notícias. Já a versão online do jornal sueco Aftonbladet tem vindo a ser bem sucedida. Mais a sul, o site do La Repubblica italiano é relativamente frequentado, enquanto o site do L'Equipe francês tem pouco público.



Os leitores que utilizam a Internet mudam facilmente de jornal. É por isso que existe um interessante número de leitores cruzados, num modelo padronizado entre online e offline. Cerca de 66 por cento dos leitores do Guardian online visita o seu site na Internet, mas 19 por cento também visita o site do The Sun, um jornal que apenas 7 por cento destes consumidores lê offline. Este tipo de alternância entre jornais confirma-se para todos os mercados e todos os jornais.



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