
Uma antiga engenheira da Tesla venceu a última de uma longa batalha em tribunal contra a empresa e mostra-se disposta a continuar o processo até limpar o nome e receber um pedido de desculpas de Elon Musk.
Cristina Balan foi despedida da Tesla em 2014, depois de ter mostrado preocupação com uma questão que considerou um risco para a segurança dos veículos da marca e para quem andasse neles.
A questão de design tinha a ver com a forma como os tapetes dos veículos ficam colocados debaixo dos travões. Enrolavam-se, algo que a engenheira considerou que podia afetar o sistema de travagem dos veículos e transformar-se num potencial risco para a segurança da condução.
O alerta não foi bem recebido pela empresa, que começou a hostilizar a engenheira e acabou por despedi-la, alegava a queixosa. O despedimento foi o início de uma longa jornada em tribunais que ainda não terminou e que Cristina Balan diz não ter intenções de deixar cair.
Quando foi despedida, Cristina Balan avançou com um processo contra o despedimento por justa causa que lhe tinha sido imposto e ganhou. Logo a seguir foi acusada publicamente pela Tesla de usar recursos da empresa para desenvolver um “projeto secreto”. Negou sempre as acusações e em 2019 avançou com um processo contra a empresa por difamação.
A justiça remeteu o processo para um tribunal arbitral que decidiu a favor da Tesla, com base no tempo decorrido entre o despedimento e a apresentação da queixa, considerado demasiado longo para que a queixa pudesse prosseguir.
A Tesla levou o caso para um tribunal da Califórnia, com intenção de confirmar a decisão e conseguiu, ao mesmo tempo que a queixosa recorreu para um tribunal estadual, que acaba de proferir uma decisão a seu favor. O tribunal de recurso mandou anular a decisão arbitral e determinou que o tribunal da Califórnia não tem jurisdição para julgar o caso.
A mulher acredita que estão reunidas as condições para avançar com um novo pedido à justiça e para levar Elon Musk a um tribunal de júri, para responder pelo caso.
Cristina Balan chegou a ser uma das principais engenheiras da Tesla. As suas iniciais vieram durante algum tempo gravadas nas baterias dos Tesla Model S, como relata a BBC News que avança a notícia e que falou com Cristina Balan.
A mulher tem prosseguido com a batalha judicial contra a Tesla, ao mesmo tempo que luta contra um cancro da mama de estágio 3B e diz que a sua maior preocupação neste momento é não conseguir viver o suficiente para chegar ao fim do julgamento que acredita que vai acontecer e que vai ganhar.
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