A revista Fortune revelou esta semana a lista anual 40 Under 40, que celebra os empreendedores mais influentes do planeta com idade inferior a 40 anos. O sinal dos tempos, neste caso, é que o ranking integra vários fundadores e executivos do sector das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Deste último grupo, são "já veteranos" Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, e Brian Armstrong, criador da Coinbase. Ambos marcam presença neste selecto lote desde 2016.

Este ano, juntaram-se Vlad Tenev e Baiju Bhatt, fundadores da Robinhood, e Pavel Durov, CEO do Telegram, cuja app angariou cerca de 1,7 mil milhões de dólares na oferta inicial que decorreu em 2017.

Tendo em conta a recente popularidade deste segmento, não é surpresa nenhuma a presença de tantos responsáveis pela indústria das criptomoedas nesta lista. Por outro lado, o destaque dado aos líderes da indústria de soluções blockchain surpreende, uma vez que as empresas pertencentes às personalidades aqui destacadas são muito recentes e terão ainda de provar que conseguirão sobreviver após esta primeira fase de popularidade.

Recorde-se que a regulação para o mercado das criptomoedas é, nesta altura, uma área cinzenta. Adicionalmente, a Ethereum tem enfrentado alguns problemas de redimensionamento, que estão gerar alguns problemas na utilização da moeda digital. Por fim, a afetar o futuro do mercado estão também as incertezas que assombram o futuro da Coinbase e do Robinhood, dois dos mais populares mercados de compra e venda de criptomoeda.