A partilha de informações pessoais e experiências do quotidiano com outros internautas é a principal motivação da maioria dos criadores de blogs americanos, que encaram a sua utilização como um hobby e não tanto como uma forma de se fazerem notar na Web.



De acordo com um estudo divulgado pela Pew Internet & American Life Project, 76 por cento dos autores revelaram que utilizam estas páginas pessoais para partilhar as suas experiências pessoais com outras pessoas, sendo que 37 por cento revelam que os assuntos pessoais são o tema principal dos seus posts.



O mesmo estudo revela os temas políticos ocupam o segundo lugar dos temas mais utilizados (11 por cento), seguindo-se o entretenimento (7 por cento) e o desporto (6 por cento).



Os números revelam que temáticas relacionadas com conteúdos noticiosos e negócios ocupam simultaneamente o quinto lugar, com 5 pontos percentuais, seguindo-se a religião que cativa 2 por cento das preferências dos bloggers americanos.



Na distribuição por sexos os dados revelam que homens e mulheres têm diferentes taxas de utilização, já que 54 por cento do total de criadores de blogs são do sexo masculino e 46 pertencem ao sexo feminino. Dentro do universo estudado, os números apontam para um total de 44 por cento de não caucasianos.



É entre os mais jovens que os blogs têm mais popularidade já que 54 por cento dos autores têm menos 30 anos.



A utilização de fotografias, vídeos e outros trabalhos criativos pessoais é partilhado com outros internautas por 77 por cento dos bloggers, enquanto 44 por cento prefere utilizar conteúdos que encontraram na Internet, tais como fotos, letras de músicas, entre outros.



Do total de entrevistados, 34 por cento encaram os seus blogs como uma forma de jornalismo, enquanto 65 por cento discordam dessa afirmação. Por outro lado, pouco mais de um terço dos autores referiu que frequentemente averiguam factos e fornecem links que remetam os leitores para as fontes de origem dos seus posts.


Dentro das opções pessoais, os números revelam que 87 por cento dos autores permitem que outros utilizadores comentem os seus textos, 55 por cento dos autores preferem utilizar pseudónimos.



Quase metade dos inquiridos (40 por cento) revelaram nunca citam as suas fontes directamente e um por cento assumem que raramente ou nunca obtêm autorização para utilizar materiais protegidos por direitos autorais.



O estudo da Pew Internet & American Life Project revelou que 8 por cento dos internautas americanos - 12 milhões de adultos - mantêm um blog, estimando-se que o número total de leitores se situe nos 39 pontos percentuais, o equivalente a 57 milhões de adultos.



Do total de blogs criados, calcula-se que 8 por cento sejam mantidos com fins lucrativos.



Quanto a expectativas para o futuro 82 por cento dos bloggers acham que continuarão a actualizar os seus posts dentro de um ano, enquanto três por cento dizem que já por essa altura já terão desistido.



Entre as conclusões retiradas deste estudo, Amanda Lenhart, autora da pesquisa, destaca que a utilização de blogs, para além de ser uma das formas mais utilizadas nos dias de hoje para "documentar as experiências individuais e partilhá-las com os outros", prova que a "Internet incita a criatividade junto de todos os utilizadores".

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