Nos próximos dias, o Facebook pode anunciar detalhes de uma operação de rebranding, que passe a dar um novo nome à companhia, fazendo da designação da rede social apenas uma entre várias marcas e negócios geridos pelo grupo. 

A notícia está a ser avançada pelo The Verge, que cita fontes próximas ao processo. A empresa foi chamada a comentar mas não quis fazê-lo. A informação avançada garante, no entanto, que o tema será um dos tópicos a abordar por Mark Zuckerberg, num evento da empresa agendado para o próximo dia 28 (Connect), ainda que o rebranding deva acontecer mais cedo. 

Nos últimos anos, o Facebook tornou-se muito mais que uma rede social e a mudança pretende ajudar a “descolar” a empresa da identidade de rede social, que hoje já não espelha a realidade.  Mark Zuckerberg tem referido a importância que o metaverso vai assumir na estratégia da empresa durante os próximos anos.

Ainda esta semana a empresa anunciou que pretende contratar 10 mil novos colaboradores na Europa e que quer fazer da região uma peça central nos seus desenvolvimentos para este universo virtual. À volta disso, tem apostado em força em produtos e serviços de realidade virtual e realidade aumentada, nomeadamente desenvolvendo hardware - óculos e headsets. 

Facebook coloca UE no centro dos planos para o metaverso e quer criar 10 mil novos empregos
Facebook coloca UE no centro dos planos para o metaverso e quer criar 10 mil novos empregos
Ver artigo

O novo nome será uma tentativa de reposicionar a marca para esta nova realidade e foco do negócio e afastá-la das polémicas que têm envolvido a marca Facebook, relacionadas com a privacidade, por exemplo. 

Este é um tipo de movimento que não é novo em empresas que cresceram assentes num negócio e entretanto diversificaram áreas de trabalho. A Google fez o mesmo há alguns anos, quando criou a Alphabet, que passou a ser a empresa-mãe do grupo e passou a operação do motor de busca para uma das subsidiárias.

Em julho, Zuckerberg já tinha dito ao The Verge que nos próximos anos a empresa faria definitivamente a transição de um negócio associado às redes sociais para um negócio associado ao metaverso, o mundo virtual que os serviços e aplicações para realidade aumentada e virtual vai permitir criar. 

Horizon Workrooms: Como o Facebook está a preparar o futuro do trabalho remoto através de realidade virtual
Horizon Workrooms: Como o Facebook está a preparar o futuro do trabalho remoto através de realidade virtual
Ver artigo

Na mesma conversa o responsável revelava que a empresa já tinha 10 mil colaboradores a trabalhar no desenvolvimento de hardware para o mercado de consumo. O novo nome do Facebook ainda está fechado a sete chaves, mas o The Verge avança que pode ser Horizon, uma designação que a empresa já está a associar a serviços assentes em ambientes virtuais. O mais recente é o Horizon Workrooms, ainda em beta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.