O Facebook está a expandir a sua área de negócio. A próxima aposta passa por oferecer aos seus membros descontos em negócios locais através de promoções veiculadas pela rede social, o que a coloca em concorrência com as gigantes das compras em grupo, como a Groupon.

O serviço surge associado ao Facebook Places e na sequência do programa de parcerias (Facebook Deals) que oferece promoções aos utilizadores quando estes fazem check in em negócios locais associados à iniciativa. Os membros do Facebook poderão comprar serviços ou produtos a preços promocionais através da rede social e partilhar as promoções com a sua rede de amigos.

Os parceiros locais começam a poder registar-se para usar a nova funcionalidade em breve e os utilizadores começarão a ter acesso às primeiras promoções nas próximas semanas", adiantou a empresa num comunicado enviado ontem à imprensa norte-americana.

De acordo com a informação avançada, veiculada pela CNet, o novo programa será testado nos EUA, nas zonas de Dallas, Austin, Atlanta, São Francisco e São Diego, não tendo sido referido se será alargado a outros países.

Com 500 milhões de utilizadores, o Facebook está numa posição privilegiada para a criação de uma rede de distribuição deste tipo de ofertas, mesmo tratando-se de uma área onde outras empresas já conquistaram o seu espaço - como a Groupon, que somou 60 milhões de utilizadores e mais de 39 milhões de "negócios" feitos nos seus dois anos neste negócio.

A canadiana não é a única adversária, sendo cada vez maior o número de ofertas, num segmento que também já mereceu a atenção do TeK, dando origem a uma sugestão de sites para este efeito.

Em Janeiro, outras das gigantes da Internet tinha anunciado também ter intenções de criar o seu próprio serviço de compras em grupo, o Google Offers, mas parece que a concorrência se adiantou. No início de Março a Microsoft lançou, para 14.000 cidades dos EUA, o Bing Deals, que oferece o mesmo tipo de serviços, usando o seu motor de pesquisa como plataforma. Agora é a vez do Facebook.